Juventudes(s) e Ensino Médio Integrado: reflexões sobre a proposta curricular nos Institutos Federais

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DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7434

Palabras clave:

juventude, Institutos Federais, Currículo, Ensino Médio Integrado

Resumen

Este artigo apresenta reflexões sobre o papel das políticas educacionais e curriculares dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em relação à condição juvenil, num quadro de vivências percebidas entre os jovens, a sociedade, a escola e o trabalho. Parte-se do pressuposto que a escola tem sido um espaço e um meio de suporte para os jovens atingirem um dos seus prováveis objetivos, que é a inserção social, principalmente na realidade da universidade e do mundo do trabalho. Por meio de uma abordagem qualitativa, elaborou-se o texto por meio de pesquisa bibliográfica, análise legislativa e documental do tipo exploratória, constituída de livros, artigos de periódicos, legislações e material disponibilizado na internet. Diante de um olhar estereotipado e preconceituoso que lançam sobre a juventude, compreender e refletir as políticas voltadas ao universo dos jovens possibilitará aos IFs compreenderem sua relação com o Ensino Médio Integrado, buscando atingir seu objetivo principal: a formação integral e omnilateral no ensino médio, preparando os jovens em plenitude e qualificados para o trabalho. Ao pensarmos um currículo que contemple a condição juvenil, garantiremos o direito ao conhecimento, a participação democrática e a autonomia desses sujeitos que vivem e fazem a escola acontecer.

Biografía del autor/a

Eduardo Luiz de Moraes Ferreira, Instituto Federal de Educação

Servidor Público Federal, lotado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé, atuando como Técnico Administrativo em Educação desde o ano de 2011. Graduado em Direito, pós graduado em Supervisão e Orientação Educacional, tenho formação Pedagógica em Sociologia e, atualmente, mestrando em Educação Profissional e Tecnológica pelo programa PROFEPT. Anteriormente (de 2002 a 2011), trabalhei na Administração Pública Municipal, na cidade de Muriaé-MG, onde exerci o cargo de Fiscal Sanitário por mais de 09 anos.

Josimar de Aparecido Vieira, Instituto Federal de Educação

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1986), especialização em Supervisão Escolar pela Fundação de Ensino do Desenvolvimento do Oeste (1988), Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2000) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2011). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da área de Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Sertão. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em didática e organização pedagógica do ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, práticas pedagógicas, educação profissional, educação superior e educação do campo.

Natalino da Silva de Oliveira, Instituto Federal de Educação

Diretor de Extensão, Pesquisa e Inovação do IF Sudeste MG - Campus Muriaé. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. Professor efetivo EBTT dedicação exclusiva no IFSEMG - Muriaé. Doutor em Literatura Comparada pela UFMG - orientado pela Professora Doutora Graciela Ravetti, Doutor em Literatura de Língua Portuguesa pelo Programa de Pós-graduação da PUC-Minas - Orientado pela Professora Doutora Maria Nazareth Soares Fonseca. Possui Mestrado em Teoria da Literatura pelo POSLIT, graduação em LETRAS LICENCIATURA PORTUGUÊS pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e graduação em LETRAS LICENCIATURA EM LÍNGUA ESPANHOLA pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Pesquisador da àrea de Literatura, história e memória cultural, Literatura negra brasileira, Periferia, LIBRAS. Pesquisador do NÚCLEO WALTER BENJAMIN. Doutorando da PUC-MInas, capoeirista, atua também como professor, agente cultural e 1° Secretário do Centro Social e Cultural Raiz de Minas Capoeira. Atualmente, é professor do INSTITUTO FEDERAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA SUDESTE DE MINAS GERAIS ministrando as disciplinas: Língua Portuguesa, Literatura, LIBRAS, Língua Espanhola. Trabalha no EJA, cursos técnicos e superiores.

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Ferreira, E. L. de M., Vieira, J. de A., & Oliveira, N. da S. de. (2024). Juventudes(s) e Ensino Médio Integrado: reflexões sobre a proposta curricular nos Institutos Federais. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(42), 564–581. https://doi.org/10.61389/inter.v15i42.7434