A centralidade da organização curricular na formação em saúde: desafios e perspectivas
Visualizações: 609Palabras clave:
Currículo. Modelos de atenção à saúde. Trabalho pedagógico. Interprofissionalidade.Resumen
Problematiza-se a centralidade da organização curricular em saúde a partir da ideia do projeto político pedagógico – PPP como um importante norteador nesta tarefa. A partir da evolução histórica dos modelos de atenção à saúde adotados em nosso país observa-se a criação de programas e políticas de Estado na formação de recursos humanos em saúde e seu impacto nos currículos até o presente momento. Dessa forma, novos desafios surgem na organização do trabalho pedagógico e a concepção curricular passa, portanto, por inúmeros desafios nos binômios objetivos de aprendizagem e avaliação, bem como conteúdo e métodos. A ressignificação do processo de ensino/aprendizagem evidentemente deve conter a perspectiva da autonomia, da crítica à luz da observância da interdependência dos atores envolvidos (academia e serviço) por meio de práticas colaborativas e interprofissionais.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.