Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539

Palabras clave:

educação, Pedagogia decolonizadora, estratégias educativas

Resumen

Construímos a proposta de formação Pachakutiy como forma de contribuir para a subversão dos mecanismos de dominação nos alunos do ensino universitário na região dos Andes. Pela necessidade e importância de desenvolver uma posição crítica decolonial e (re)pensar, a fim de identificar as tensões entre dominação e possibilidades de renovação. Propomos a metodologia ñuqanchik, está baseada em três orientações, a primeira, uma orientação metodológica com base analítica, a segunda, é uma orientação cultural, cuja base é a interpretação do que foi vivido a partir da memória histórica das relações entre os participantes da pesquisa e os fenômenos sociais investigados. Os resultados desta investigação vão ao encontro das constatações de Dos Santos, que revela uma tensão constante, mas também leve na estrada, há que considerar também o papel ativo de todos os participantes, e que são potenciais pontos de apoio para diversos caminhos emancipatórios, portanto, a Pesquisa é considerada ação participativa. Consideramos a urgência de repetir essas experiências em vários espaços de formação, outras disciplinas, outras universidades, pela grande necessidade de resgatar princípios básicos para viver em harmonia, que devem ser tecidos em contextos específicos, mas cuja singularidade não representa fraqueza.

Biografía del autor/a

Sonia Cristina Vermelho, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RIO DE JANEIRO

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Publicado

2024-01-11

Cómo citar

NIEVA, L., & Vermelho, S. C. (2024). Proposta formativa decolonial pachakuty: na formação de alunos de enfermagem na região dos Andes. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(41), 193–207. https://doi.org/10.61389/inter.v14i41.7539