O papel dos conceitos químicos no desenvolvimento do psiquismo: um enfoque histórico-cultural

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Autores/as

  • Hélio da SilvaMesseder Neto Universidade Federal da Bahia
  • Edilson Fortuna de Moradillo

Palabras clave:

Ensino de Química. Psicologia Histórico-cultural. Função Psíquica Superior

Resumen

A psicologia histórico-cultural defende que o conhecimento da realidade incide diretamente sobre o desenvolvimento das funções psíquicas superiores. Baseado nesta afirmação, defendemos que as disciplinas escolares quando se dispõem a ajudar no entendimento da realidade podem contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento completo do sujeito.  No entanto, o campo educacional ainda carece de pesquisas que discutam como os conteúdos disciplinares atuam sobre o desenvolvimento do psiquismo. Atento a essa lacuna, este trabalho tenta apontar como os conteúdos de química podem contribuir para o desenvolvimento dos processos funcionais humanos, ajudando na formação de um sujeito em uma perspectiva omnilateral. 

Publicado

2016-03-27

Cómo citar

Neto, H. da S., & de Moradillo, E. F. (2016). O papel dos conceitos químicos no desenvolvimento do psiquismo: um enfoque histórico-cultural. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 124–147. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/765