Apresentação
Visualizações: 119Palabras clave:
.Resumen
Apresentação
Há um esforço de amplitude nacional dos periódicos para inovar na divulgação científica na área da educação e assim qualificar todo o processo de submissão, avaliação e publicação das pesquisas com celeridade e nos termos da ciência aberta. Trata-se de eventos que colocam a agilidade das tecnologias da informação e da comunicação a serviço dos trâmites de publicação. Temos como exemplo: a adoção de fluxo contínuo ao invés de dossiês; o término da distribuição impressa e a proatividade compartilhada de todos os periódicos para evitar práticas de má fé. Com o nosso periódico não tem sido diferente, temos tentado a todo possível promover a qualidade sem perder a relação humana de respeito com as autorias.
Significa, com isso, que o nosso objetivo é o de qualificar constantemente o processo a fim de tornar mais práticos, com rigor e a qualidade desejada, os procedimentos feitos até a publicação dos estudos e pesquisas. Estamos em fase de revisão dos processos de trabalho que tornam hábeis todos os procedimentos desde a submissão até a publicação. Questões endereçadas a quem entende a necessidade de adoção de procedimentos coesos e com rigor ético que as pesquisas científicas demandam para uma área do conhecimento, sobretudo para a manutenção do rigor científico que exige um periódico científico.
A Revista Interfaces da Educação apresenta o último número de 2022 com temáticas cujos olhares demarcam que em diferentes lugares, as autorias estão com um olhar desconfiado de informações rasas e superficiais. Adotam, para isso, modelos críticos de geração de conhecimento que colocam em questionamento constante os acontecimentos que afetam o ensino, a aprendizagem, a formação docente, o trabalho docente etc.
As pesquisas deste número atentam-se com inquietude para as questões que afetam o cenário educacional do tempo presente. Resultado disso, neste número podemos encontrar estudos voltados para o estágio de licenciatura em pedagogia durante o período pandêmico; desvalorização docente; o esporte na base nacional comum curricular (BNCC); o ensino de química para escolares surdos do ensino médio técnico; aulas remotas; licenciatura em matemática; atendimento educacional especializado; formação de profissionais da psicologia; ensino médio de tempo integral; docência em fisioterapia; psicopedagogia na inclusão escolar; o PIBID; ensino e aprendizagem de língua portuguesa na Amazonia; avaliação formativa na graduação em Enfermagem; educação bilíngue; docência em microbiologia e outros mais.
Convidamos você para prestigiar o novo número.
Fernando Guimarães Oliveira da Silva
Citas
.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.