Atitudes sociais em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência na educação superior

Visualizações: 994

Autores/as

  • Thelma Helena Costa Chahini Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.837

Palabras clave:

Educação. Atitude social. Inclusão.

Resumen

Analisaram-se as atitudes de professores e alunos da Universidade Federal do Maranhão em relação à inclusão de alunos com deficiência na Educação Superior. Os participantes foram 15 alunos com deficiência; 100 alunos sem colegas com deficiência em sala de aula; 100 colegas de alunos com deficiência; 42 professores de alunos com deficiência; 100 professores sem alunos com deficiência em sala de aula. Os dados foram coletados por meio da Escala Likert de Atitudes Sociais em relação à Inclusão. Os resultados demonstram que a experiência de estudar com colegas com deficiência na mesma classe promoveu mudança nas atitudes sociais em relação à inclusão, tornando-as mais favoráveis. Os professores aceitam a inclusão dos alunos com deficiência na Educação Superior, no aspecto ideológico, mas quanto à operacionalização das práticas pedagógicas visando garantir a permanência com êxito desses alunos na instituição, suas atitudes já não são tão favoráveis.

Biografía del autor/a

Thelma Helena Costa Chahini, Universidade Federal do Maranhão

Pedagoga. Profª da Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Mestrado em Educação (UFMA). Doutorado em Educação (UNESP/Marília).

Especialista em Psicopedagogia (UNIB/SP) e em Educação Especial (UFMA).

Posdoutoramento em Educação Especial (UFSCar/SP)

Publicado

2016-06-01

Cómo citar

Chahini, T. H. C. (2016). Atitudes sociais em relação à inclusão de alunos (as) com deficiência na educação superior. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 7(19), 314–328. https://doi.org/10.26514/inter.v7i19.837