Denúncias das carências materiais das escolas-classe de Brasília no jornal Correio Braziliense (1961-1969)

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8538

Palabras clave:

História da Educação, Cultura Material Escolar, Brasília, Escolas-Classe

Resumen

O objetivo é investigar as denúncias sobre as carências materiais das escolas-classe de Brasília, conforme veiculadas nas páginas do jornal Correio Braziliense, entre os anos de 1961 e 1969. Metodologicamente, foram consultadas as edições do Correio Braziliense da década de 1960 disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Para o estudo em tela, selecionaram-se aquelas ocorrências em que o assunto eram as carências materiais das escolas-classe de Brasília. Foram identificadas duas ordens de carências: as de caráter estrutural, nos espaços escolares e as carências materiais no interior das escolas. Em termos estruturais, particularmente no Bairro da Asa Norte, as escolas-classe enfrentavam problemas como falta de vidros, buracos no seu entorno e falta de reparos nos edifícios escolares em funcionamento. No que toca às carências do interior das escolas, no bairro da Asa Sul, faltavam telefones, papel, cadeiras e carteiras, o que tornava desafiador o exercício da profissão docente e o processo de escolarização primária em vários momentos ao longo da década de 1960. Por meio de suas denúncias, o Correio Braziliense, mais do que registrar tais acontecimentos, parece ter procurado sensibilizar as autoridades para que dessem solução às carências materiais das escolas-classe que de tempos em tempos tingiam suas páginas.

Biografía del autor/a

Juarez José Tuchinski dos Anjos, Faculdade de Educação da Universidade de Brasília

Professor Adjunto de História da Educação e História da Educação Brasileira no Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Modalidade Profissional) da Universidade de Brasília. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Paraná, na linha de História e Historiografia da Educação (2015), com estágios de pós-doutorado na área de História da Educação na UFPR (2015-2017) e na UFU (2023-2024). Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e em Filosofia (Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes equivalente a Licenciatura) pelo Claretiano Centro Universitário (2014). Líder do GRUPHE-UnB/CNPq - Grupo de Pesquisa em História e Historiografia da Educação da Universidade de Brasília. No campo editorial, foi membro do corpo de editores da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos do INEP (2018-2023) tendo participado, também, do Conselho Editorial da Revista Participação DEX/UnB (2018-2022). É membro do Conselho Editorial das Coleções do NEPIE-UFPR. No âmbito da gestão, atuou na coordenação do Centro de Documentação e Memória da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (CEDUC-FE) (2016-2019) e na subchefia do Departamento de Teoria e Fundamentos da Faculdade de Educação da UnB (2019-2022). Desenvolve pesquisa na área de História da Educação Brasileira nos séculos XIX e XX, sobre as seguintes temáticas: História da Infância, História da Escolarização Primária, História das Culturas Escolares, História da Cultura Material Escolar, Egodocumentos, História da Educação em Brasília e no Distrito Federal. É Sócio da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da qual foi vice-coordenador do GT de História da Educação na regional Centro-Oeste (2018-2022).

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Publicado

2025-01-08

Cómo citar

Anjos, J. J. T. dos. (2025). Denúncias das carências materiais das escolas-classe de Brasília no jornal Correio Braziliense (1961-1969). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 267–282. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8538