Proposta pedagógica de escolas do campo

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Autores/as

  • Rogério José Schuck UNIVATES
  • Andrea Tatsch Heineck UNIVATES

Palabras clave:

Escolas do Campo. Propostas Pedagógicas.

Resumen

O texto procura investigar a importância do trabalho realizado pelas Escolas do Campo na valorização do espaço rural e dos sujeitos da comunidade, bem como o valor da permanência dessas Escolas junto às suas comunidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que trabalhou de forma descritiva propostas pedagógicas desenvolvidas em quatro Escolas do Campo. As informações foram coletadas mediante entrevistas semiestruturadas e os dados foram organizados em categorias de análise. Os principais resultados apontam que as Escolas do Campo realizam diferentes propostas ao longo do ano letivo, integrando alunos, professores, funcionários, pais e comunidade em geral, criando um forte vínculo afetivo. Também valorizam as formas de existência dos sujeitos da comunidade, resgatando valores que favorecem uma boa convivência social, havendo uma constante e efetiva participação das famílias nas propostas desenvolvidas pelas escolas.

Publicado

2016-03-27

Cómo citar

Schuck, R. J., & Heineck, A. T. (2016). Proposta pedagógica de escolas do campo. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 6(18), 219–234. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/854