Kahoot e Peer Instruction

Uma ação tecnológica na (re)significação do conteúdo sobre Ligações Químicas

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8601

Palabras clave:

Ensino de química, tecnologias, gamificação

Resumen

Esta pesquisa visa analisar as implicações de uma intervenção pedagógica, realizada com estudantes da Educação Básica, sobre a utilização do kahoot alicerçado à Peer Instruction para oportunizar a retomada e a ressignificação de conceitos do conteúdo de ligações químicas. Originado de uma ação docente realizada com uma turma de primeira série do ensino médio em uma escola pública no município de Cametá, estado do Pará, esse estudo, de natureza básica, objetivo exploratório e abordagem qualitativa, tem procedimento de intervenção pedagógica, dividido em dois momentos distintos. No primeiro momento, integrou-se tecnologias digitais à estratégia de aprendizagem ativa Peer Instruction, utilizando o Kahoot para retomar e (re)significar conceitos relacionados às ligações químicas. No segundo momento, aplicou-se um questionário no Google Forms para sondar a percepção dos estudantes em relação à metodologia utilizada na intervenção. As respostas dos estudantes obtidas por meio do questionário indicam que, além de atingir os objetivos iniciais da pesquisa, a dinâmica proporcionada pela interação e pela competição saudável durante o uso do Kahoot permitiu aos estudantes experimentarem o dinamismo da aprendizagem, proporcionando oportunidades para o desenvolvimento de habilidades sociais, como o trabalho em equipe e a comunicação.

Biografía del autor/a

Loyde Mendes Gonçalves Teles, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Ciências Naturais com Habilitação em Química pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (2016). É especialista em Informática Educativa pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará-IFPA. Atualmente é mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia-PPGEECA/UEPA.

Everton Bedin, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduado em Química Licenciatura Plena pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2009). Especialista em Tecnologia de Informação e Comunicação na Educação - TICEDU - pela Universidade Federal de Rio Grande - FURG (2014), Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2018). Mestre em Educação em Química pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2012). Doutor e Pós-Doutor em Educação em Ciências: química da vida e saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015). Atualmente é professor permanente no Departamento de Química da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e nos Programas de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM), onde atuou como Vice-Coordenador (01/2022 - 08/2023) e Coordenador (09/2023 - 01/2026), e no Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (PROFQUI). Possui experiência na área de Química com ênfase em Química, trabalhando, principalmente, nos temas: formação docente, ensino-aprendizagem, TDIC, interdisciplinaridade e metodologias de ensino.

Lucicéia Pereira da Silva, Universidade do Estado do Pará

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Pará (2003), é mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela UFPA (2005) e Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás (2016). Professora Adjunto I da Universidade do Estado do Pará e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Possui experiência e desenvolve pesquisa em Ensino de Química e Ensino de Ciências.

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Teles, L. M. G., Bedin, E., & Silva, L. P. da. (2024). Kahoot e Peer Instruction: Uma ação tecnológica na (re)significação do conteúdo sobre Ligações Químicas. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 125–143. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8601