Empreendedorismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Alcantil, na Paraíba
A lógica do capital no trabalho docente
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8696Palabras clave:
Ensino de empreendedorismo, Educação empreendedora, Concepção docenteResumen
Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no ÁGORA, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Psicologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O presente estudo tem o objetivo de analisar concepções docentes sobre o ensino de empreendedorismo na educação pública, no município de Alcantil (Paraíba), localizado no nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, ancorado nos pressupostos metodológicos do materialismo histórico-dialético, visando compreender as categorias, reprodução e concepção docente, em seu percurso histórico e inter-relacionado ao processo educacional. Nas considerações finais, pontuamos que as docentes supervalorizam o ensino de empreendedorismo devido à flexibilidade interdisciplinar, ao imediatismo e aos resultados alcançados por meio da metodologia da educação empreendedora. No entanto, essa perspectiva reproduz, de forma não consciente, uma concepção e, consequentemente, uma prática pedagógica mercantilista que desenvolve conteúdos de ensino e cria estratégias de aprendizagem relacionadas a atividade de comércio e mercado de consumo.
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