Empreendedorismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Alcantil, na Paraíba

A lógica do capital no trabalho docente

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8696

Palabras clave:

Ensino de empreendedorismo, Educação empreendedora, Concepção docente

Resumen

Este artigo resulta de uma pesquisa desenvolvida no ÁGORA, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Filosofia e Psicologia da Educação, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O presente estudo tem o objetivo de analisar concepções docentes sobre o ensino de empreendedorismo na educação pública, no município de Alcantil (Paraíba), localizado no nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, ancorado nos pressupostos metodológicos do materialismo histórico-dialético, visando compreender as categorias, reprodução e concepção docente, em seu percurso histórico e inter-relacionado ao processo educacional. Nas considerações finais, pontuamos que as docentes supervalorizam o ensino de empreendedorismo devido à flexibilidade interdisciplinar, ao imediatismo e aos resultados alcançados por meio da metodologia da educação empreendedora. No entanto, essa perspectiva reproduz, de forma não consciente, uma concepção e, consequentemente, uma prática pedagógica mercantilista que desenvolve conteúdos de ensino e cria estratégias de aprendizagem relacionadas a atividade de comércio e mercado de consumo.

Biografía del autor/a

Genilson José Silva, Universidade Federal da Paraíba

Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), UFPB, com bolsa de pesquisa financiada pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ). Mestre e especialista em educação pela UFPB. Graduado em Pedagogia pela UFPB. Pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação ÁGORA/UFPB e no Grupo de Pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica, Políticas Públicas e Mundo do Trabalho (GT HISTEDBR Nacional). Atua em pesquisas com ênfase em práticas educativas e fundamentos da educação, com destaque para os processos de ensino-aprendizagem, metodologias de ensino, avaliação da aprendizagem, políticas públicas educacionais para educação básica, relação teoria e prática no trabalho educativo, formação docente continuada, escolarização de sujeitos, alfabetização e letramento, empreendedorismo e educação e Pedagogia Histórico-crítica.

Valdinélia Virgulino de Souza Silva , Universidade Federal da Paraíba

Doutoranda em educação pelo PPGE-UFPB, mestre em educação, pós-graduação lato sensu em educação e graduada em pedagogia pela UFPB. Atua como pesquisadora na área de Filosofia, Ensino e Aprendizagem, Formação Docente, Avaliação da Aprendizagem e Educação Infantil. Pesquisadora do Grupo ÁGORA/UFPB. 

Maria das Graças de Almeida Baptista , Universidade Federal da Paraíba

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFPB) na Linha de Pesquisa Processos de Ensino-Aprendizagem e do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação (UFPB) na área de Psicologia da Educação. Orientadora de Projetos PIBIC e PROLICEN acerca do tema a relação teoria e prática. Desenvolve pesquisas sobre Formação de professores, Teorias da Educação e Práxis educacional. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e Psicologia da Educação - ÁGORA.

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Publicado

2024-12-18

Cómo citar

Silva, G. J., Silva , V. V. de S., & Baptista , M. das G. de A. (2024). Empreendedorismo nos anos iniciais do Ensino Fundamental no município de Alcantil, na Paraíba: A lógica do capital no trabalho docente. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 105–124. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8696