Escola criativa:

potencialidades e desafios

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8757

Palabras clave:

Rede Internacional de Escolas Criativas, VADECRIE, práticas pedagógicas, educação básica

Resumen

Esta narrativa discorre sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal Professor Didio Augusto, evidenciadas na dissertação O ORA como Referencial Inovador para Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental I (2021), de Nogara, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), na linha de pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Tais ações foram avaliadas por meio do VADECRIE – Instrumento para Avaliar o Desenvolvimento Criativo de Instituições de Ensino e, em 2022, resultaram na certificação de Escola Criativa, emitida pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e pela Associação de Escolas Criativas (ADEC). Como objetivo deste trabalho, espera-se evidenciar, por meio do VADECRIE, parâmetros ou categorias constitutivas de uma Escola Criativa. Este estudo apresenta-se como um relato de experiência, apoiado na pesquisa bibliográfica, cujo instrumento de coleta de dados foi o VADECRIE. Como resultado, evidenciou-se que o processo educacional necessita ser desenvolvido com a compreensão de que a realidade do estudante é um território para religar conhecimentos. Por fim, ter recebido a certificação de Escola Criativa denota o comprometimento diário com cada sujeito que é parte capital da escola, advindo de uma tomada de consciência que faz desse lugar um lugar que transcende, recria, valoriza e transforma pessoas para transformar o mundo.

Biografía del autor/a

Glaucia Nogara, University Alto Vale do Rio do Peixe

Mestre em Educação Básica pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Básica - PPGEB da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe - UNIARP (2021). Graduação em licenciatura plena em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória (2011) UNESPAR., Pós Graduação em Psicopedagogia pela Universidade do Contestado UNC (2014). Vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação continuada de professores da Educação Básica e práticas pedagógicas complexas, transdisciplinares e ecoformadoras, ,membro do Grupo de Pesquisa em Complexidade Ecoformação e Transdisciplinaridade (GCET) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Básica

Vera Lúcia Simão, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP

Possui Doutorado em Educação e Sociedade pela Universidade de Barcelona - UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR). Mestrado em Investigação em Didática, Formação e Avaliação pela Universidade de Barcelona UB - Espanha (Reconhecido pela UFPR). Pós-Graduação em Especialização na Formação para o Magistério, Administração Escolar, Supervisão Escolar e Orientação Educacional pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI. Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia Séries Iniciais pela Universidade Regional de Blumenau FURB. Professora no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB UNIARP). Pertence a Linha de Pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente e do Projeto de Pesquisa Formação Continuada de Professores da Educação Básica e Práticas Pedagógicas Complexas, Transdisciplinares e Ecoformadoras do PPGEB UNIARP. Coordenadora do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UNIARP (2021-2024). Membro da Comissão de Redação da Proposta do Curso de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação Básica e Respectivo Regimento do PPGEB UNIARP. Foi Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM FURB) período 2020-2022. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC/ADEC, RIEC ECOFOR, RIEC UNIARP, RIEC FURB e RIEC BRASIL). Áreas de Interesse: formação inicial e continuada com professores da Educação Básica; estratégias pedagógicas inovadoras; complexidade; transdisciplinaridade; ecoformação; criatividade; cenários ecoformadores, ODS.

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Publicado

2025-01-08

Cómo citar

Nogara, G., & Simão, V. L. (2025). Escola criativa:: potencialidades e desafios. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(44), 283–303. https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8757