Escola criativa:
potencialidades e desafios
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8757Palabras clave:
Rede Internacional de Escolas Criativas, VADECRIE, práticas pedagógicas, educação básicaResumen
Esta narrativa discorre sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Escola Municipal Professor Didio Augusto, evidenciadas na dissertação O ORA como Referencial Inovador para Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental I (2021), de Nogara, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação Básica (PPGEB) da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), na linha de pesquisa Cultura, Ensino, Saúde e Formação Docente. Tais ações foram avaliadas por meio do VADECRIE – Instrumento para Avaliar o Desenvolvimento Criativo de Instituições de Ensino e, em 2022, resultaram na certificação de Escola Criativa, emitida pela Rede Internacional de Escolas Criativas (RIEC) e pela Associação de Escolas Criativas (ADEC). Como objetivo deste trabalho, espera-se evidenciar, por meio do VADECRIE, parâmetros ou categorias constitutivas de uma Escola Criativa. Este estudo apresenta-se como um relato de experiência, apoiado na pesquisa bibliográfica, cujo instrumento de coleta de dados foi o VADECRIE. Como resultado, evidenciou-se que o processo educacional necessita ser desenvolvido com a compreensão de que a realidade do estudante é um território para religar conhecimentos. Por fim, ter recebido a certificação de Escola Criativa denota o comprometimento diário com cada sujeito que é parte capital da escola, advindo de uma tomada de consciência que faz desse lugar um lugar que transcende, recria, valoriza e transforma pessoas para transformar o mundo.
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