“Eu vejo o futuro repetir o passado”:
o Ensino Médio no Brasil, entre o velho tecnicismo e o novo tecnicismo
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https://doi.org/10.61389/inter.v15i44.8843Palabras clave:
Educação profissional, Ensino Médio, TecnicismoResumen
A pesquisa aqui empreendida pretendeu examinar, em linhas gerais, os aspectos econômicos e sócio-históricos que integram o contexto da reforma do ensino médio, Lei nº 13.415 de 2017, aprovada durante o governo Temer, a partir do conceito de tecnicismo. Com base em uma investigação de caráter qualitativo, que perscruta o cenário político e o pensamento educacional hegemônico durante a ditadura civil-militar no Brasil, bem como, suas permanências ao longo das últimas décadas, a pesquisa procurou estabelecer uma análise comparativa entre os aspectos centrais da pedagogia de matriz tecnicista, que se expandiu com a investida ditatorial e, com ela, a universalização compulsória do ensino técnico profissionalizante, e a reforma do ensino médio de 2017, inferindo que o caráter de aproximação entre escola, educação, mercado e formação da força de trabalho conforme os interesses capitalistas, sob esses diferentes contextos investigados, denota permanências no cenário educacional brasileiro, indicando um percurso de longa duração.
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