Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório

Visualizações: 954

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893

Palavras-chave:

Educação em saúde, promoção da saúde, ensino médio, adolescente, estudantes

Resumo

Partindo do pressuposto de que educação em saúde é também papel da educação formal, tomamos como modelo exploratório a hipertensão arterial. A doença é muito prevalente em adultos, mas já acomete 12 a 16% dos alunos do ensino médio. A longo prazo a hipertensão tem graves consequências pessoais, para a saúde pública e para a sociedade. Como os fatores predisponentes da hipertensão já estão presentes na adolescência, o objetivo do estudo foi identificar o conhecimento que os jovens do ensino médio têm sobre a hipertensão e que estratégias propõem para a sua prevenção e promoção da saúde. Realizamos grupos focais com alunos de três escolas (duas públicas) no interior do Estado de São Paulo. Os jovens têm conhecimento parcial das causas e consequências da hipertensão e trazem sugestões criativas para sua prevenção e a promoção da saúde.  A educação em saúde e a prevenção de doenças prevalentes pode ser feita no ensino médio e os estudantes estão motivados a participar ativamente desse processo educativo

Biografia do Autor

Luciana Canabarro, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, campus Sorocaba-SP

Bióloga, Assistente de Laboratório e Pesquisa da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP. Mestre em Educação nas Profissões da Saúde, PUC-SP.

Raquel Aparecida de Oliveira, Médicas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Sorocaba-SP. Professora Assistente Doutora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências a-SP

Enfermeira, Doutora pela USP (Enfermagem em Saúde Pública), Professora Assistente Doutora do Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências a-SP.

Fernando Antonio Almeida, Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde da PUC-SP, campus Sorocaba-SP

Professor Titular do Departamento de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas e da Sáude da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, campus Sorocaba-SP

Referências

ALMEIDA, F. A. Hipertensão aprenda a se prevenir: pressão alta não dói: mas pode provocar infarto, falência renal e derrame. São Paulo: Cultura, 1996.

ALMEIDA, F. A. et al. Assessment of social and economic influences on blood pressure of adolescents in public and private schools: an epidemiological study. Jornal Brasileiro de Nefrologia, v. 33, n. 2, p. 142–9, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbn/v33n2/a05v33n2.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

ALMEIDA, F. A.; RODRIGUES, C. I. S. Hipertensão arterial primária. In: MIGUEL CARLOS RIELLA. (ORG) (Ed.). Princípios de nefrologia e distúrbios hidroeletrolíticos. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan Ltda, 2018. p. 605–637.

ALMEIDA, F. A. et al. Acometimento renal na hipertensão arterial. In: BRANDÃO, A.; AMODEO, C.; NOBRE, F. (Eds.). Hipertensão. São Paulo: Elsevier Brasil, 2013. v. 3p. 560.

ALMEIDA, F.A. et al. Prevenção primária e detecção precoce da hipertensão arterial em escolas do ensino médio. Projeto comunitário envolvendo estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 26, p. 88–93, 2002.

ALMEIDA, F.A. et al. Distribuição dos valores pressóricos e prevalência de hipertensão arterial em jovens de escolas do ensino médio em Sorocaba, SP. Jornal Brasileiro de Nefrologia, v. 25, n. 4, p. 179–87, 2003.

ANDRADE, J. DE J.; SMOLKA, A. L. B. A Construção do Conhecimento em Diferentes Perspectivas: Contribuições de um Diálogo entre Bachelard e Vigotski. Ciência & Educação, v. 15, n. 2, p. 245–68, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v15n2/a02v15n2.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

BOCK, A. M. B. A Perspectiva Sócio-Histórica de Leontiev e a Crítica à Naturalização da Formação do Ser Humano: a Adolescência em Questão. Cadernos Cedes, v. 24, n. 62, p. 26–43, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v24n62/20090.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Parâmetros curriculares nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF: MEC, 1990.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CâMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução no 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: <http://pactoensinomedio.mec.gov.br/images/pdf/resolucao_ceb_002_30012012.pdf>. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. CâMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Resolução no 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: <http://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622/do1-2018-11-22-resolucao-n-3-de-21-de-novembro-de-2018-51281310>. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Saúde nas Escolas. Brasília, DF: MEC, 2013.

BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA. Política nacional de alimentação e nutrição. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2003.

BRASIL. SECRETARIA DE ENSINO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: Saúde. Brasília, DF: MEC, 1997.

DALL’AGNOL, C. M.; TRENCH, M. H. Grupos focais como estratégia metodológica em pesquisas na enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 20, n. 1, p. 5–25, 1999.

DIAS, C. A. Grupo focal: técnica de coleta de dados em pesquisas qualitativas. Informação & Sociedade, v. 10, n. 2, p. 1–12, 2000. Disponível em: http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/330/252. Acesso em 21 de agosto de 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa nacional de saúde do escolar: 2015. Rio de Janeiro : IBGE, 2016. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv97870.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do Psiquismo. 2a ed.São Paulo : Centauro,2004.

MALACHIAS, M. et al. 7a Diretriz Brasileira de Hipertensão Arterial: Capítulo 1 - Conceituação, Epidemiologia e Prevenção Primária. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 107, n. supl. 3, p. 1–6, 2016. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v107n3s3/pt_0066-782X-abc-107-03-s3-0000.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saude. São Paulo: Hucitec, 2004.

MOURA, A. A. et al. Prevalência de pressão arterial elevada em escolares e adolescentes de Maceió. Jornal de Pediatria, v. 80, n.1, p. 35-40, 2004. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jped/v80n1/v80n1a08.pdf. Acesso em 21 de agosto de 2019.

NITSCHE, J. R.; FISCHER, H. Z. Presença do tema transversal saúde no “caderno do aluno” utilizado pelas escolas públicas do Estado de São Paulo. REB Revista Eletrônica de Biologia, v. 7, n. 2, p. 210–24, 2014.

OLIVEIRA, R. A. DE. A universidade como espaço promotor de qualidade de vida: vivências e expressões dos alunos de Enfermagem [tese]. USP. Escola de Enfermagem da USP, 2005.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Estratégia regional e plano de ação para um enfoque integrado à prevenção e controle das doenças crônicas. Washington, DC: OPAS, 2007.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA. Conheça Sorocaba. Disponível em: <http://www.sorocaba.sp.gov.br/>. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

RIBEIRO, R. Q. C.; LOTUFO, P. A.; LAMOUNIER, J. A. Fatores adicionais de risco cardiovascular associados ao excesso de peso em crianças e adolescentes: o estudo do coração de Belo Horizonte. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 86, n. 6, p. 408–418, 2006. Disponível em: http://www.arquivosonline.com.br/2006/8606/pdf/8606002.pdf. Acesso em: 21 de agosto de 2019.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. 1a. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

WILLIAMS, B. et al. 2018 ESC/ESH Guidelines for the management of arterial hypertension. European Heart Journal, v. 39, n. 33, p. 3021–3104, 2018. Disponível em: doi:10.1093/eurheartj/ehy339. Acesso em 21 de agosto de 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Global strategy on diet, physical activity and health. Genebra: WHO, 2004.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Canabarro, L., Oliveira, R. A. de, & Almeida, F. A. (2020). Educação e Promoção da Saúde no Contexto do Ensino Médio. A Hipertensão Arterial como Tema Exploratório. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 303–323. https://doi.org/10.26514/inter.v10i30.3893