Uma teoria é um modo de ver: considerações sobre as especificidades do teórico na construção do conhecimento
Visualizações: 3493DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v10i29.3901Resumo
Este artigo parte da idéia central de que as teorias são visões de mundo, e a partir daí desenvolver uma reflexão acerca da distinção entre Teoria e Metodologia, visando o benefício que reflexões como esta podem ter tanto para as pesquisas científicas e na elaboração de textos nas Ciências Humanas, como para a Educação de modo geral. A principal intenção do artigo é trazer uma contribuição para alunos e professores dos campos de conhecimento relacionados às ciências sociais e humanas, oferecendo algumas sugestões práticas e meios para o entendimento e o esclarecimento sobre aspectos relacionados à Teoria e à MetodologiaReferências
ARISTÓTELES (1985). Ética a Nicômacos. Brasília: UNB [original: entre 335 e 323 a.C].
ABBAGNANO, Nicola (1999). História da Filosofia. Lisboa: Presença.
ARENDT, Hannah (1998). “O Significado de Revolução” In Da Revolução. São Paulo: Ática / UNB. p.17-46.
BLOCH, Marc (2001). Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, [original: 1941-1942].
BUNGE, Mário (1982). Epistemologia. São Paulo: T. A. Queiroz.
CROCE, Benedetto (1920). Teoria e História da Historiografia. Bari: Gius, Laterza & Figli, [orig: 1917]
DELATTRE, P. (1992). “Teoria / Modelo” In Enciclopedia Einaudi, 21 (Método Teoria / Modelo). Lisboa: Imprensa Nacional. p.223-287.
FEBVRE, Lucien (1989). Combates pela História. Lisboa: Presença, [original:1953].
HEISENBERG. Philosophic Problems of Nuclear Science. New York: Pantheon, 1952.
KUHN, Thomas (2003). A Estrutura das Revoluções Científicas. São Paulo: Perspectiva [original: 1962].
KUJAWSKI, Gilberto de Mello (2002). “Teoria” in O Ocidente e sua Sombra. Brasília: Letrativa. p.101-111.
MARX, Karl (1977). Contribuição à Crítica da Economia Política. São Paulo: Martins Fontes, [original: 1859].
MERTON, Robert (1970). Sociologia: Teoria e Estrutura. São Paulo. Ed.Mestre Jou.
POPPER, Karl (1995). A Lógica da Pesquisa Científica. São Paulo: Cultrix [original: 1934].
VEYNE, Paul (1976). “Os conceitos em história” In SILVA, Maria Beatriz Nizza da (org.). Teoria da história. São Paulo: Cultrix, p.120-134 [original: 1971].
VEYNE, Paul (1982). Como se Escreve a História. Brasília: UNB [original: 1971].
WEBER, Max (2000). Ciência e Política: Duas Vocações. São Paulo: Cultrix [original: 1919].
WITTGENSTEIN, Ludwig (1995). Tratado Lógico-Filosófico. Investigações Filosóficas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [original: 1922].
ZIMBARDO, Philip G. e GERRIG, Richard J. (2004). Psychologie. Munique: Pearson.
ZUBIRI, Xavier (1997). Cinco Lecciones de Filosofía (6ª edição). Madrid: Alianza.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.