Contribuições da meditação em âmbito escolar
Visualizações: 2959DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4111Palavras-chave:
Meditação. Processo Educacional. Aprendizagem. Educação holística. Ensino Fundamental Anos Iniciais.Resumo
O objetivo do presente artigo é investigar as contribuições das práticas meditativas no processo educacional. Para a realização do estudo, optamos por uma revisão de literatura por meio do estado de conhecimento.Para atingir o que foi proposto, fez-se um levantamento da produção na base de dados CAPES, Scielo, Research Gate ePUBMED (artigos, dissertações e teses), que tratam da inclusão e das contribuições da meditação para crianças escolares. Identificamos práticas de meditação na educação escolar, propiciando benefícios no desempenho de aprendizagem, melhoras cognitivas e bem-estar em geral. Concluímos que a incorporação das práticas meditativas é uma realidade mundial que apresenta benefícios para uma educação global. Tais benefícios abrangem indivíduo, família, comunidade e escola. A introspecção e a atenção plena resultam em atitudes mais calmas, melhoras cognitivas, progresso na performance escolar e sentimentos de empatia, compaixão e autocompaixão.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.