Programa Saúde na Escola: a vacinação contra o HPV na percepção de gestores escolares
Visualizações: 1728DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4194Resumo
O presente artigo explana sobre pesquisa de mestrado, a qual teve o objetivo de identificar como ocorreu o processo de imunização contra o Papilomavírus Humano (HPV) nas escolas participantes do Programa Saúde na Escola (PSE) na segunda maior cidade do estado de Mato Grosso do Sul-MS, e ainda conhecer a percepção de coordenadores escolares quanto à abordagem do tema HPV no contexto escolar, assim como as principais dificuldades em abordar a temática. Trata-se de um estudo qualitativo através da aplicação de um questionário semiestruturado a vinte e um (21) gestores escolares. Para a avaliação dos dados foi utilizada a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados foram dispostos nas seguintes categorias: a) conhecimento sobre o PSE, b) articulação entre setores da saúde e educação, c) forma de abordagem do assunto HPV na escola, d) opinião quanto à vacinação contra o HPV no âmbito escolar, e) capacitação dos professores referente a temas de saúde e HPV, e) dificuldades para trabalhar o assunto vacinação e HPV. Por fim, os resultados do estudo mostraram a necessidade de ações articuladas entre os setores e de maior ênfase para capacitações dos professores voltadas a questões de saúde, além de materiais didáticos de apoio as atividades.
Palavras-chave: Saúde do Escolar, Imunização, PSE.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.