Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos

Visualizações: 1395

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339

Palavras-chave:

Formação continuada. Ciências da natureza. Ensino fundamental

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise e reflexão acerca da formação continuada de professores na área de Ciências da Natureza em periódicos nacionais e internacionais, parte da pesquisa de doutoramento da autora principal, com o propósito de elencar elementos importantes nos processos de formação continuada na contemporaneidade. Este trabalho tem por objetivo apresentar o estudo realizado nos periódicos, referente à formação continuada de professores na referida área, buscando verificar as principais etapas de escolarização contempladas pelos processos de formação, bem como a forma como a Física é abordada, em especial no 9º ano do Ensino Fundamental (que até antes da implantação da BNCC trabalhava os primeiros conceitos de Física e que apresenta novos direcionamentos para a referida área). A metodologia utilizada neste levantamento incluiu a busca por palavras chaves e a leitura dos artigos selecionados em periódicos Qualis A1 e A2, destacando os conteúdos trabalhados, a etapa de escolarização e as metodologias utilizadas. Dentre os resultados observa-se a Biologia como área predominante e a ausência de pesquisas de formação continuada com professores do 9º ano do EF, que contemple especificamente a Física. Sugere-se a constituição de formações continuada, com intuito permitir discussões acerca da Física nas aulas de Ciências.

Biografia do Autor

Fernanda Teresa Moro, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora Substituta na Universidade Federal da Fronteira Sul Doutoranda em Ensino - UNIVATES Mestre em Ciências Exatas - UNIVATES Especialista em Física Experimental - ênfase no laboratório didático

Maria Madalena Dullius, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui Licenciatura Curta em Ciências pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1991), Licenciatura Plena em Matemática pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade de Burgos-Espanha (2009). Atualmente é professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES, atuando no Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) e no Mestrado em Ensino (PPGEnsino). Foi coordenadora do PPGECE e do PPGEnsino e desde 2014 é Pró-Reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada e Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática, Uso de Tecnologias no Ensino da Matemática e Formação de Professores.

Referências

ABREU, Lenir; BEJARANO, Nelson; HOHENFELD, Dielson Hohenfeld. O conhecimento físico na formação de professores do ensino fundamental I. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 23-42, 2013.

ALTARUGIO, Maisa Helena; VILLANI, Alberto. A experiência de uma formadora de professores de química: analisando suas ações e reflexões num curso de educação continuada. Ciência & Educação, São Paulo, v. 16, n. 3, p. 595-609, 2010.

ARAÚJO, Renato Santos Araújo; VIANNA, Deise Miranda. Formação de professores de Ciências e Física na Internet: porque um site de recomendação de conteúdos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 8, n. 1, p. 171-192, 2009.

BAROLLI, Elisabeth; LABURÚ, Carlos Eduardo. Laboratorio didáctico de ciencias: caminos de investigación. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 9, n. 1, p. 88-110, 2010.

BASSOLI, Fernanda; LOPES, José Guilherme S.; CÉSAR, Eloi Teixeira. Reflexões sobre experiências de formação continuada de professores em um centro de ciências: trajetória, concepções e práticas formativas. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 4, p. 817-834, 2017.

BENITE, Anna M. Canavarro; BENITE, Claudio R. Machado; MORAIS, José Acrísio R. da S. Júnior. Reflexões sobre epistemologia da ciência a partir de uma experiência com a literatura infantil. Acta Scientiae, Canoas, v. 11, n. 2, p. 141-159, jul.-dez. 2009.

BISPO, Djalma de Oliveira Filho; MACIEL, Maria Delourdes. Alfabetização científica sob o enfoque da ciência, tecnologia e sociedade: implicações para a formação inicial e continuada de professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 12, n. 2, p. 313-333, 2013.

BRANDÃO, Rafael Vasques; ARAÚJO, Ives Solano; VEIT, Angela. Concepções e dificuldades dos professores de Física no campo conceitual da modelagem científica. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 9, n. 3, p. 669-695, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, 2017.

BROCK, C., ROCHA FILHO, J. B. Algumas origens da rejeição pela carreira profissional no magistério em física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 28, n. 2, p. 356-372, 2011.

BULLA, Marcelo Erdmann; MEGLHIORATTI, Fernanda Aparecida. Controvérsias científicas na construção do conhecimento biológico: Investigando um curso de formação continuada de professores referente à evolução biológica humana. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 21, n. 2, p. 01-29, 2016.

CACHAPUZ, A.; GIL-PEREZ, D.; CARVALHO, A. M. P. de; PRAIA, J.; VILCHES, A. (Orgs.). A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo: Cortez, 2005.

CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis: Vozes, 1997.

CARDOSO, Lívia de Rezende; ARAÚJO, Maria Inez de Oliveira. Currículo de ciências: professores e escolas do campo. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, p. 121-135, 2012.

CIMA, Rodrigo Cardoso; ROCHA FILHO, João Bernardes da; FERRARO, José Luís Schifino; LAHM, Regis Alexandre. Redução do interesse pela Física na transição do ensino fundamental para o ensino médio: A perspectiva da supervisão escolar sobre o desempenho dos professores. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 16, n. 2, p. 385-409, 2017.

COUTINHO, M. B., OLIVEIRA, D. C. R., ROCHA FILHO, J. B. Origens da opção pela licenciatura em Física. In: ROCHA FILHO, J. B. (Org.). Física no Ensino Médio: Falhas e Soluções. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 27-35.

CUSTÓDIO, José Francisco; CLEMENT, Luiz; FERREIRA, Gabriela Kaiana. Crenças de professores de física do ensino médio sobre atividades didáticas de resolução de problemas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 11, n. 1, p. 225-252, 2012.

EICHLER, Marcelo Leandro; DEL PINO, José Claudio. A produção de material didático como estratégia de formação permanente de professores de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 9, n. 3, p. 633-656, 2010.

FIGUEIREDO, Jacqueline de Sousa Batista; LOPES, Jairo de Araujo. Políticas educacionais de formação continuada e o programa de desenvolvimento profissional de Minas Gerais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, junho, 2009.

FORNAZARI, Valéria Brumato Regina; OBARA, Ana Tiyomi. O uso de oficinas pedagógicas como estratégia de ensino e aprendizagem: a bacia hidrográfica como tema de estudo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 166-185, 2017.

GABINI, Wanderlei S.; DINIZ, Renato Eugênio da S.; Formação Continuada de Professores de Química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 9. n. 2, 2009.

GATTI, B. A. et al. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Estudos & Pesquisas Educacionais, Fundação Victor Civita, São Paulo, n. 1, p. 95-138, 2010.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

GOMES, Ana Silvia Alves; ALMEIDA, Ana Cristina Pimentel Carneiro de. Letramento científico e consciência metacognitiva de grupos de professores em formação inicial e continuada: um estudo exploratório. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Manaus, v. 12, n. 24, p. 53-72, jan.-jul. 2016.

GUIRADO, Ana María; MAZZITELLI, Claudia Alejandra; OLIVERA, Adela del Carmen; QUIROGA, Daniela Paola. Relaciones entre las representaciones de los alumnos acerca de la enseñanza y el aprendizaje de la Física y de la Química y la práctica docente. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 12, n. 2, p. 347-361, 2013.

GÜLLICH, Roque Ismael da Costa; SILVA, Lenice Heloísa de Arruda. Enredo da experimentação no livro didático: construção de conhecimentos ou reprodução de teorias e verdades científicas? Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 15, n. 02, p. 155-167, maio-ago. 2013.

JACOBUCCI, D. F. C. A formação continuada de professores em centros e museus de ciências no Brasil. 2006. 302 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

JACOBUCCI, D. F. C.; JACOBUCCI, G. B.; NETO, J. M. Experiências de formação de professores em centros e museus de ciências no Brasil. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 8, n. 1, p. 118-136, 2009.

LIMA, Ana Cristina Cristo Vizeu; RÉGIS, Cícero Roberto Teixeira. Educação a distância e formação continuada em ciências: indicativos para configuração de cursos via internet. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Manaus, v. 6, n. 11, p. 40-46, jul.-dez. 2009.

LIMA, Luana Pinheiro; SILVA, Sandra Cristina Lima; SILVA, Marcos Guilherme Moura; MALHEIRO, João Manoel da Silva. Saberes docentes manifestados sobre a prática da educação ambiental (EA): As concepções de duas professoras do ensino fundamental de uma escola pública de Marabá/Pa. Amazônia – Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Manaus, v. 7, n. 13, p. 53-65, jul.-dez. 2010, v. 7, n. 14, jan.-dez. 2011.

MAIA, Juliana de Oliveira; VILLANI, Alberto. A relação de professores de Química com o livro didático e o caderno do professor. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 15, n. 1, p. 121-146, 2016.

MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P.; SUART, R. C.; SILVA, E. L.; SOUZA, F. L.; SANTOS, J. B. dos; AKAHOSHI, L. H. Materiais instrucionais numa perspectiva ctsa: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v.14, n. 2, p. 281-298, 2009.

MARTINS, José Pedro de Azevedo; SCHNETZLER, Roseli Pacheco. Formação de professores em educação ambiental crítica centrada na investigação-ação e na parceria colaborativa. Ciência & Educação, Bauru, v. 24, n. 3, p. 581-598, 2018.

MARZÁBAL, A.; MERINO, C.; ROCHA, A. El obstáculo epistemológico como objeto de reflexión para la activación del cambio didáctico en docentes de ciencias en ejercicio. Revista electrónica de investigación en educación en ciencias, Buenos Aires, Argentina, v. 9, n. 1, p. 70-83, 2013.

MENDES, S. R. Sobre a formação continuada de professores: algumas reflexões sobre o desafio de romper com os modelos padronizados. Interagir – Pensando a Extensão, Rio de Janeiro, n. 3, p. 7-13, 2003.

MILARÉ, Tathiane; PINHO ALVES, José Filho. Ciências no nono ano do ensino fundamental: da disciplinaridade à alfabetização científica e tecnológica. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 02, p. 101-120, 2010.

MORAES, R.; Lima, V.M.R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

NERES, Cleilde Aguiar; GEHLEN, Simoni Tormohlen. Investigação Temática na Formação de Professores: Indicativos da Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 18, n. 1, p. 239–267, abr. 2018.

NERY, Belmayr Knopki; MALDANER, Otavio Aloisio Maldaner. Formação continuada de professores de química na elaboração escrita de suas aulas a partir de um problema. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 11, n. 1, p. 120-144, 2012.

NÓVOA, A. (Org.). Os professores e a sua formação. Porto: Artmed, 1992.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: NÓVOA, A. Professores: Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. p. 25-45.

OLIVEIRA, André Luis de; OBARA, Ana Tiyomi. O ensino de ciências por investigação: vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 65-87, 2018.

PACCA, Jesuína Lopes de Almeida. Construção de conhecimento na sala de aula: um diálogo pedagógico significativo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 131-150, 2015.

PASTORINI, R. C. Investigando as atitudes dos docentes do ensino básico que vêm influenciando negativamente a decisão profissional dos estudantes pela licenciatura em física. 2013. 105f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Pontifícia Universidade Católica de Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas; BARROS, Regina Célia dos Santos Nunes; JUNIOR, Jair Lopes. Os professores dos anos iniciais e o ensino de Ciências: uma relação de empenho e desafios no contexto da implantação de Expectativas de Aprendizagem para Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 16, n. 2, p. 421-448, 2016.

PRSYBYCIEM, Moises Marques; SILVEIRA, Rosemari Monteiro Castilho Foggiatto; SAUER, Elenise. Experimentação investigativa no ensino de química em um enfoque CTS a partir de um tema sociocientífico no ensino médio. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, Espanha, v. 17, n. 3, p. 602-625, 2018.

RICARDO, E. C., FREIRE, J. C. A. A concepção dos alunos sobre a física do ensino médio: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 29, n. 2, p. 251-266, 2007.

ROSA, M. I. F. P. S. A pesquisa educativa no contexto da formação continuada de professores de Ciências. 2000. 220 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

SANTOS, L. L. C. P. Formação de professores e saberes docentes. In: NETO, A. S.; Maciel, L. S. B. (Orgs.). Reflexões sobre a formação de professores. Campinas: Editora Papirus, 2002. p. 89-102.

SANTOS, Laísa Maria Freire dos; BOZELLI, Reinaldo L.; ESPINET, Mariona; MARTINS, Isabel. Discursos de Educação Ambiental produzidos por professores em formação continuada. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 93-110, 2012.

SCARINCI, Anne L.; PACCA, Jesuína L. A. O conhecimento de física em um curso de formação contínua. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 51-70, 2010.

SCHÄFER, Eliane Dias Alvarez; OSTERMANN, Fernanda. O impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na prática docente de seus alunos: uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 15, n. 02, p. 87-103, maio-ago. 2013.

SILVA, Aparecida de Fátima Andrade da. Ensino e aprendizagem de Ciências nas séries iniciais: concepções de um grupo de professoras em formação. 2006. 166f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências, Instituto de Física da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

SILVA, Elifas Levi da; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Algumas implicações do trabalho coletivo na formação continuada de professores. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 03, p. 31-49, set.-dez. 2011.

SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Materiais didáticos elaborados por professores de química na perspectiva CTS: uma análise das unidades produzidas e das reflexões dos autores. Ciência & Educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 65-83, 2015.

SILVA, Erivanildo Lopes da; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Visões de contextualização de professores de química na elaboração de seus próprios materiais didáticos. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 01, p. 101-118, jan.-abr. 2010.

SILVA, João Ricardo Neves da; CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de. Aportes teóricos e metodológicos para a constituição de um grupo de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 02, p. 85-106, maio-ago. 2014.

SILVA, M. M. A. Formação continuada de professores e tecnologia: concepções docentes, possibilidades e desafios do uso das tecnologias digitais na educação básica. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Tecnológica, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2014.

SILVA, Patrícia de Oliveira Rosa; LORENCINI, Álvaro Júnior; LABURÚ, Carlos Eduardo. Análise das reflexões da professora de ciências sobre a sua relação com os alunos e implicações para a prática educativa. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 12, n. 01, p. 63-82, 2010.

SILVA, Sandra Maria; SERRA, Hiraldo. Investigação sobre atividades experimentais de conhecimento físico nas séries iniciais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 9-23, 2013.

ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante; OLIVEIRA, Jane Raquel Silva de; QUEIROZ, Salete Linhares. O “saber” e o “saber fazer” necessários à atividade docente no ensino superior: visões de alunos de pós-graduação em química. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 11, n. 1, jun. p. 1-20, 2009.

ZANOTELLO, Marcelo; PIRES, Marcelo Oliveira da Costa. Discursos sobre o currículo oficial do estado de São Paulo no contexto de um curso de formação continuada para professores de Física. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, n. 1, p. 43-63, 2016.

Downloads

Publicado

24-12-2020

Como Citar

Moro, F. T., & Dullius, M. M. (2020). Formação continuada de professores nas Ciências da Natureza: uma análise das publicações em periódicos. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(33), 438–460. https://doi.org/10.26514/inter.v11i33.4339

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)