O COLÉGIO POLIVALENTE NO PONTAL MINEIRO: Educação Vocacional ou Escola Modelo da Ditadura Civil-Militar? (1974-1983)

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DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349

Palavras-chave:

História das Instituições Escolares. Ditadura Civil-Militar. Escolas Vocacionais Polivalentes. Triângulo Mineiro.

Resumo

O trabalho propõe reflexão sobre a história da Escola Estadual Antônio Souza Martins – o Polivalente, na cidade de Ituiutaba-MG (1974-1983). O ponto de partida foi o contexto de sua criação legal, no período da Ditadura Civil-Militar, sendo este um dos principais fatores para a implantação desse tipo de escola interessada no fomento da vocação profissional. As Escolas Polivalentes surgiram em meio ao momento de difusão da vertente pedagógica tecnicista, a qual foi constituída com base nos acordos entre o Brasil e os Estados Unidos, por meio das ações entre o MEC (Ministério da Educação e Cultura) e a USAID (United States Agency of International Development). Ressaltamos a importância da temática no campo da história da educação, uma vez que muito pouco se escreveu sobre essas escolas, em especial, no Triângulo Mineiro. Entende-se que a Escola Polivalente de Ituiutaba-MG foi implantada frente ao momento de desenvolvimento e crescimento econômico do munícipio, mas que nesse caso específico, não atendeu apenas a necessidade de formação de mão de obra para as atividades urbanas especializadas, mas efetivou práticas de ensino que contribuíram para a continuidade dos estudos de boa parte dos ex-alunos e alunas desta instituição.

Biografia do Autor

Sauloéber Tarsio de Souza, Universidade Federal de Uberlândia

Graduado e Mestre em História (UNESP) e Doutor em Educação (UNICAMP). Professor Associado da FACIP e do Programa de Pós-graduação em Educação da UFU.

Genis Alves Pereira de Lima, Prefeitura Municipal de Ituiutaba-MG, Secretaria de Educação.

Graduada em Pedagogia e Mestre em Educação pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia). Atualmente é professora da rede municipal de Ituiutaba-MG.

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Publicado

30-08-2022

Como Citar

Souza, S. T. de, & Lima, G. A. P. de. (2022). O COLÉGIO POLIVALENTE NO PONTAL MINEIRO: Educação Vocacional ou Escola Modelo da Ditadura Civil-Militar? (1974-1983). INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(38). https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4349