O estágio supervisionado de Libras: o acontecimento inconcluso e a prática educativa intercultural crítica

Visualizações: 1056

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4446

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado. Inconclusibilidade. Interculturalidade.

Resumo

Nesse estudo tem-se como objetivos: a) analisar o Estágio Supervisionado de futuros professores de Libras; b) refletir sobre o Estágio Supervisionado como um acontecimento inconcluso; c) pensar na busca e na efetivação de uma prática educativa intercultural crítica no contexto do Estágio Supervisionado. O estudo deu-se com 17 (dezessete) universitários que cursam a Licenciatura Letras-Libras, com idade de 20 a 50 anos, sendo 15 mulheres e 02 homens. Para a coleta de dados utiliza-se um questionário com 05 questões mistas (fechadas e abertas). A análise dos dados ocorreu por meio do processo de categorização. Elabora-se mapas conceituais para melhor explanar as categorias evidenciadas no estudo. Os resultados apontam para o Estágio Supervisionado como um acontecimento que se deu em escolas que realizavam aulas para surdos e ouvintes ao mesmo tempo. Isso reverbera na aprendizagem do aluno surdo. Nesse estágio há a reflexão crítica sobre erros e acertos e a busca de uma prática educativa intercultural. Conclui-se que é imprescindível uma maior articulação do pensamento bakhtiniano com a perspectiva da interculturalidade e as leituras de base freireana. Isso tudo trará uma rica contribuição para a transformação da educação e da realidade escolar.

Biografia do Autor

Huber Kline Guedes Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade do Estado do Pará (UEPA), vinculado à Linha de Pesquisa: Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Professor do Magistério Superior (Assistente - I) do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação de Surdos - GEPESUR; Professor de Língua Brasileira de Sinais - Sexto PROLIBRAS. Tradutor / Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - PROLIBRAS 2010. Especialista em Educação Especial pela Faculdade de Educação Montenegro - FAEM/2010. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia - UFPA/2006. Líder do Grupo de Estudos em Linguagens e Práticas Educacionais da Amazônia - GELPEA. Tem experiência na área de Ensino-Aprendizagem em Educação Especial, Educação Inclusiva, principalmente em Educação de Surdos. Discute, pesquisa e escreve sobre os seguintes temas: Ensino-Aprendizagem, Tradução/Interpretação de Libras e Enunciado Verbo-Visual na perspectiva de Bakhtin e do seu Círculo.

José Anchieta de Oliveira Bentes, Universidade do Estado do Pará

Possui pós-doutoramento em educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013), doutorado em Educação Especial (UFSCAR/2010), mestrado em Letras - Linguística (UFPA/1998), especialização em Linguística aplicada ao ensino-aprendizagem do Português (UFPA/1993) e graduação em Letras (UFPA/1991). Professor adjunto da Universidade do Estado do Pará; atua no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - Mestrado na linha de pesquisa Saberes Culturais e Educação na Amazônia. Coordenador do Grupo de Estudos em Linguagem e Práticas Educacionais da Amazônia (GELPEA). Campos de atuação: educação inclusiva; educação de jovens e adultos; Estudos dialógicos do discurso em práticas escolares e não escolares.

Referências

ANDRADE, Arnon Mascarenhas de Andrade. O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: SILVA, Maria Lucia Santos Ferreira da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EDUFRN, 2005. Disponível em: www.educ.ufrn.br/arnon/estagio.pdf. Acesso em: 08 de julho de 2015.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução de Maria Emsantina Galvão G. Pereira e revisão da tradução Marina Appenzellerl. 2ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. O romance polifônico de Dostoiévski e seu enfoque na crítica literária. In: BAKHTIN, Mikhail. Problemas da poética de Dostoiévski. 5ª ed. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013, p. 3-51.

BARROS, José Deomar de Souza; SILVA, Maria de Fátima Pereira; VÁSQUEZ, Silvestre Fernández. A prática docente mediada pelo estágio supervisionado. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME FURB. V. 6, nº 2, p. 510-520, mai./ago. 2011.

BENTES, José Anchieta de Oliveira; LOUREIRO, Simone de Jesus da Fonseca. Mikhail Bakhtin: incluindo o outro. In: BENTES, José Anchieta de Oliveira; RODRIGUES, Isabel Cristina dos Santos. (Orgs.). Linguagens e Práticas Docentes: relações bakhitinianas. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017, p. 121-143.

BEZERRA, Paulo. Polifonia. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 5ª ed. 4ª Reimpressão. São Paulo: Contexto, 2017, p. 191-200.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 20 abr. 2018.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 10 dez. 2019.

BRASIL. Lei nº 11.788 de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória, no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/legislacoes/lei-no-11788-de-25-de-setembro-de-2008-lei-federal-de-estagio. Acesso em: 20 abr. 2018.

CARVALHO, Michele Elias de; CAVALCANTI, Wanilda Maria Alves; SILVA, Josiane Almeida da. Ensino de Língua Portuguesa para surdos: uma revisão integrativa da literatura. In: Revista CEFAC. Vol. 21 nº 5, São Paulo, 2019. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rcefac/v21n5/pt_1982-0216-rcefac-21-05-01-e9818.pdf. Acesso em: 20 jan. 2020.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultura e Movimentos Sociais: trajetória de pesquisas da Rede Mover. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.

FLEURI, Reinaldo Matias. Educação Intercultural e formação de professores. João Pessoa: Editora do CCTA, 2018.

FORNET-BETANCOURT, Raúl. La filosofia intercultural. In: DUSSEL, Enrique; MENDIETA, Eduardo; BOHÓRQUEZ, Carmen (Eds.). El pensamento filosófico latinoamericano, del Caribe y “Latino” (1300-2000): história, corrientes, temas y filósofos. Ciudad de México: Siglo XXI, 2011, p. 639-646.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª. ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’água, 1997.

GERALDI. João Wanderley. A aula como acontecimento. In: GERALDI. João Wanderley. A aula como acontecimento. São Carlos: Pedro & João, 2015, p. 81-101.

KELMAM, Celeste A. Multiculturalismo e surdez: uma questão de respeito às culturas

minoritárias. In: FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilinguismo. Porto Alegre: Mediação, 2010, p. 87-103.

LACERDA, Cristina. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006.

LOBATO, Huber Kline Guedes. Representações Sociais de professoras a respeito do Atendimento Educacional Especializado para alunos Surdos. 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Pará, Belém – Pará, 2015.

LOBATO, Huber Kline Guedes. A disciplina de Libras no Ensino Superior: estratégia de ensino como segunda língua para acadêmicos ouvintes. In: GONÇALVES, Arlete Marinho; (Org.). Educação Especial no ensino superior. Curitiba: CRV, 2017, p. 45-59.

LOBATO, Huber Kline Guedes; BENTES, José Anchieta de Oliveira. O uso de mapas conceituais na pesquisa de representações sociais. In: OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; OLIVEIRA, Waldma Maíra Menezes de; LOBATO, Huber Kline Guedes (Orgs.). Pesquisa educacional sobre representações sociais: o uso da técnica do desenho e dos mapas conceituais. São Carlos: Pedro & João Editores, 2018, p. 55-86.

LOBATO, Huber Kline Guedes; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; BENTES, José Anchieta de Oliveira. Atendimento educacional especializado para alunos surdos: representações sociais de professoras. São Carlos: Pedro & João Editores, 2017.

MARTINS, Vanessa Regina de Oliveira O acontecimento do ensino de Libras – diferenças e resistências. In: ALBRES, Neiva de Aquino (Org.). Libras em estudo: ensino-aprendizagem. São Paulo: FENEIS, 2012, p. 37-53.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Paulo Freire: gênese da educação intercultural no Brasil. Curitiba: CRV, 2015.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; MOTA NETO, João Colares da. A Construção de Categorias de Análise na Pesquisa em Educação. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth (Orgs.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011, p. 161-179.

SILVEIRA, Andréa Pereira. Imagens e sentidos sobre o aluno surdo: representações sociais de professores no contexto da [ex] inclusão escolar. In: CAVALCANTE, E. B; PINHEIRO, D. (Orgs.). Bilinguismo e Educação de Surdos. Recife: Imprima, 2014, p. 220-240.

TÁVORA, Maria Josefa de Souza; BENTES, Nilda de Oliveira. O questionário como instrumento de pesquisa: algumas aproximações teórico-metodológicas. In: MARCONDES, Maria Inês; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de; TEIXEIRA, Elizabeth (Orgs.). Abordagens teóricas e construções metodológicas na pesquisa em educação. Belém: EDUEPA, 2011, p. 111-126.

Downloads

Publicado

17-08-2020

Como Citar

Lobato, H. K. G., & Bentes, J. A. de O. (2020). O estágio supervisionado de Libras: o acontecimento inconcluso e a prática educativa intercultural crítica. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 11(31), 413–439. https://doi.org/10.26514/inter.v11i31.4446