Comunidades de Aprendizagem em escolas públicas do Distrito Federal: proposta inovadora de ensinar-aprender?
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.4654Palavras-chave:
Comunidades de aprendizagem, Concepções, Práticas, Inovação, Ensinar-aprenderResumo
O artigo discute processos de ensinar-aprender desenvolvidos em duas escolas públicas de ensino fundamental do Distrito Federal, que implementam, desde 2013: o Projeto Comunidades de Aprendizagem. Tendo como referências experiências da Escola da Ponte em Portugal, seus projetos pedagógicos objetivam construir processos educativos inovadores, o que suscitou o interesse em compreender como ocorrem e em quais bases teóricas e metodológicas. Para isso, a pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso utilizou para levantamento de dados: currículo da rede pública (2014;2018), projetos pedagógicos das escolas, observação dos espaços de aprendizagens escolares e entrevistas semiestruturadas com professores. As análises indicam que as Comunidades de Aprendizagem buscam superar práticas de ensinar-aprender conservadoras e centradas no docente, ao adotar o ensino com pesquisa e projetos. As mudanças apresentam nuances de ideias pedagógicas escolanovista marcada pelo incentivo à atividade dos alunos e crítica caracterizada pela criação de espaços democráticos de diálogo e participação com e da comunidade escolar. Entretanto, concepções e práticas docentes são constituídas ao longo de uma trajetória pessoal, acadêmica e profissional e não se transformam facilmente. Reinventar a escola requer repensar concepções epistemológicas e metodológicas de ensinar e aprender, mas também condições objetivas materiais e humanas para viabilizá-las.
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