DO ANALFABETISMO À ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM PAULO FREIRE: “LER A PALAVRA” PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4851

Palavras-chave:

Alfabetização, Analfabetismo, Alfabetização de jovens e adultos, Paulo Freire

Resumo

O presente estudo, forjado a partir de uma experiência alfabetizadora de sucesso, materializa-se com base no legado de Paulo Freire, tendo os sujeitos e seus contextos como centralidade do processo alfabetizador. Para tanto, o objetivo que norteia o trabalho pauta-se em identificar, nas vozes de uma professora e de dois ex-estudantes, ações que têm contribuído para o sucesso no processo de alfabetização de pessoas jovens e adultas, na perspectiva freireana. O aporte teórico utilizado baseia-se nas contribuições de Freire (1997, 1999, 2001a, 2001b), Freire e Macedo (1994), Andrade e Estrela (2019), Ferraro (2008), Moura (2016), Santos (2011), Souza (2019), dentre outros. No âmbito metodológico, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa (Minayo, 2001); em coerência com a proposta descrita, os dados foram colhidos por meio de entrevistas narrativas (Weller; Zardo, 1992). Os resultados da pesquisa revelam que a prática da professora é revestida de diálogo, amorosidade, estímulo, respeito e esperança (Freire, 1999), com a utilização constante de textos e um intenso envolvimento com o ensino sistemático da alfabetização. Todo esse panorama apresentado nos autoriza a concluir que, para além do método utilizado, esses são atributos que têm contribuído para o sucesso no processo de alfabetização.

Biografia do Autor

Maria Eurácia Barreto Andrade, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com atuação no Centro de Formação de Professores (CFP). Pesquisadora e líder do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular e Alfabetização da classe trabalhadora, vinculado ao Programa Tecelendo. Coordenadora e pesquisadora de grupos de estudo e projetos de pesquisa e extensão no campo da alfabetização, Educação de Jovens, Adultos e Idosos e Formação de Professores. Pesquisadora da educação com várias publicações em livros, periódicos e anais de eventos. 

Sineide Cerqueira Estrela, Universidade Estadual de Feira de Santana

Profª Drª da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA) com atuação na coordenação Pedagógica da Educação Básica, pesquisadora do Grupo de Estudo e Pesquisa em História, Educação e Gênero, vinculada à Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Publicado

21-05-2022

Como Citar

Andrade, M. E. B., & Estrela, S. C. (2022). DO ANALFABETISMO À ALFABETIZAÇÃO DE PESSOAS JOVENS, ADULTAS E IDOSAS EM PAULO FREIRE: “LER A PALAVRA” PARA REESCREVER SUA HISTÓRIA. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 13(37). https://doi.org/10.26514/inter.v13i37.4851

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Artigos