OS SABERES PARA ENSINAR VINCULADOS A UMA ÁLGEBRA NO ENSINO ELEMENTAR ESTADUNIDENSE: a revista Educational Review
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https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.5781Palavras-chave:
Revistas Pedagógicas, Saberes profissionais, Ensino de álgebra, Circulação de ideias, História da educação matemáticaResumo
No final do século XIX surgem discussões acerca da inserção da Álgebra no ensino elementar estadunidense. Uma comissão é então formada para propor mudanças para a instrução elementar daquele país e, em 1895, seu relatório é publicado na revista Educational Review, no qual pode-se observar a proposta de uma Álgebra no sétimo e oitavo ano do ensino elementar. Assim, buscou-se caracterizar as ideias que circulavam acerca desta temática, disseminadas pela revista Educational Review, e os saberes para ensinar vinculados a esta Álgebra. Uma seleção das publicações da revista, entre os anos de 1891 e 1921, foi realizada tendo a temática como ponto central, sendo o software IRaMuTeQ utilizado no processo de seleção dos textos para análise, levando a um conjunto de 16 textos. Percebeu-se um movimento a favor da inserção da Álgebra no ensino elementar, centrada em equações, do primeiro e segundo grau, em sistemas lineares e com aplicação principal na resolução de problemas complexos de Aritmética. Nesse sentido, os saberes para ensinar relativos a esta Álgebra na formação do professor estariam então vinculados aos conteúdos propostos para a instrução elementar, bem como o uso desta Álgebra como instrumento para a Aritmética.Referências
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