Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM

Visualizações: 910

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785

Palavras-chave:

ENEM, Pandemia, Covid-19, Política Pública, Desigualdade.

Resumo

Um dos objetivos de políticas públicas educacionais é o desenvolvimento de um sistema escolar que combine qualidade e equidade, sendo justo em igualdade de oportunidades para diferentes grupos sociais e alcançando excelência de desempenho. Atualmente, o impacto causado pela pandemia de covid-19 na educação afetou boa parte dos estudantes em todo o mundo. Professores, educadores, pais e gestores têm feito esforços para que o processo educacional não seja interrompido, mas ensinar em períodos de isolamento social com garantias de igualdade entre todos os indivíduos é uma atividade desafiadora. Os objetivos deste artigo são apresentar os conceitos de eficácia escolar e identificar, a partir de análises descritivas, as distribuições de variáveis como escolaridade materna e renda familiar por região, discutindo o quanto a ausência de aulas presenciais poderá interferir no desempenho de alunos de baixa renda de escolas públicas em todo o Brasil. Os resultados mostram a desigualdade social no país e os desafios que estão por vir para que não haja um abismo ainda maior do que o atual no que tange o acesso educação superior gratuita no Brasil. Os estudos aqui apresentados podem servir como base para gestores na discussão sobre políticas públicas educacionais.

Referências

Referências

ALMEIDA, D. C.; PIERRE, V. H. L.; COSTA, E. S.; RITA, L. P. S.; PINTO, I. M. B. S. Enem: uma análise do efeito das políticas públicas educacionais em Alagoas e a comparação do resultado do ranking com os demais estados do Nordeste. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 33, n. 2, p. 399 - 419, 2017.

DOI: http://doi.org/10.21573/vol33n22017.70879

ALVES, M. T. G.; SOARES, J. F.; XAVIER, F. P.; Desigualdades Educacionais no Ensino Fundamental de 2005 a 2013: Hiato entre Grupos Sociais. Revista Brasileira de Sociologia, v. 4, n. 7, p. 49-81, 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.20336/rbs.150

BOURDIEU, P.; PASSERON, J. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Editora Francisco Alves, 1975.

CAREGNATO , C. E.; OLIVEN, A. C. Educação superior e políticas de ação afirmativa no Rio Grande do Sul: desigualdades e equidade. Educar em Revista, n. 64, p.171-187, 2017. DOI: http://doi.org/10.1509/0104-4060.47764

CETIC - Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 2017. Disponível em: <https://www.cetic.br/pt/tics/domicilios/2017/domicilios/A4B/>. Acesso em 17/12/20.

COLEMAN, J.; HOPKINS, J.; CAMPBELL, E.; HOBSON, C.; MCPARTLAND, J.; MOOD, A.; WEINFELD, F.; YORK, R. Equality of Educational Opportunity. Washington, DC: U.S. Government Printing Office, 1966, p. 548.

FERRÃO, M. E. Componentes do efeito-escola no Brasil. Em F.J. Murillo (coord.) Investigaciones sobre eficácia escolar en Iberoamerica. Bogotá: Convenio Andrés Bello, 2003.

FERRÃO, M. E.; BARROS, G. T. F.; BOF, A. M.; OLIVEIRA, A. S. Estudo Longitudinal sobre Eficácia Educacional no Brasil: Comparação entre Resultados Contextualizados e Valor Acrescentado. DADOS-Revista de Ciências Sociais, v. 61, p. 265-300, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/001152582018160

FRANCO, C.; ORTIGÃO, I.; ALBERNAZ, A.; BONAMINO, A.; AGUIAR, G.; ALVES, F.; SÁTRYO, N. Qualidade e equidade em educação: reconsiderando o significado de fatores intra-escolares. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas Educacionais, v.15, n.55, p. 277-298, 2007.

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio, 2017. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/enem >. Acesso em 17 dez. 2020

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, Censo Escolar, 2017. Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/microdados/censo-escolar>. Acesso em 17 dez. 2020

KAWANO, S.; KAKEHASHI, M. Substantial impact of school closure on the transmission dynamics during the pandemic flu H1N1-2009 in Oita, Japan. PLoS One, v.10, n. 12, 2015. DOI: http://doi.org/10.1371/journal.pone.0144839

LEE, V. A necessidade dos dados longitudinais na identificação do efeito-escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 91, n. 229, p. 471-480, 2010. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.91i229.625

LUCA, G.; KERCKHOVE, K.; COLETTI, P.; POLETTO, C.; BOSSUYT, N., HENS, N.; COLIZZA, V. The impact of regular school closure on seasonal influenza epidemics: a data-driven spatial transmission model for Belgium. BMC Infect. Dis., v. 18, n. 1, p. 18-29, 2018. doi.org/10.1186/s12879-017-2934-3

MARTÍNEZ-GARRIDO, C. A., MURILLO, J. F. Investigación iberoamericana sobre enseñanza eficaz. Revista Mexicana de Investigación Educativa, v.21, n. 69, p. 471-499, 2016.

MORTIMORE, P. The Road to Improvement: Reflections on School Effectiveness. Lisse, Swets & Zeitlinger Publishers, 1998.

NASCIMENTO C. A. de O.; GUIMARÃES, S.. O Enem nas pesquisas acadêmicas: saberes e práticas docentes em foco. Ensino Em Re-Vista, 27(Especial), p.1357-1379, 2020. https://doi.org/10.14393/ER-v27nEa2020-8

OLIVEIRA, A. S. R.; SILVA, I. R. Indicadores educacionais no Ensino Superior Brasileiro: possíveis articulações entre desempenho e características do alunado. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v.23, n.1, p.157-177, 2018. DOI: http:// doi.org/10.1590/s1414-40772018000100009

REYNOLDS, D.; SAMMONS, P.; De FRAINE, B.; TOWNSEND, T.; VAN D. J. Educational effectiveness research (EER): a state of the art review. In: Paper presented at the 24th Annual Meeting of the International Congress for School Effectiveness and Improvement, 4–7 Janeiro 2011, Limassol, Cyprus.

SAUER, M.; SARAIVA, K. Uma escola diferente do mundo lá fora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v.35, n.3, 2019. DOI: http://doi.org/10.21573/vol35n32019.95346

SEDES – Secretaria de Desenvolvimento Social. Disponível em: <http://www.sedes.df.gov.br/cadastro-unico/#:~:text=S%C3%A3o%20consideradas%20fam%C3%ADlias%20de%20baixa,R%24%202.811%2C00>. Acesso em 17/12/20.

SOARES, J. F.; ALVES, M. T.; Efeitos de escolas e municípios na qualidade do ensino fundamental. Cadernos de Pesquisa, v.43, n. 149, p. 492-517, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742013000200007

SOARES, J. F.; COLLARES, A. C. Recursos familiares e o desempenho cognitivo dos alunos do ensino básico brasileiro. DADOS-Revista de Ciências Sociais, v.49, n.3, p.1–23, 2006. DOI: http://doi.org/10.1590/S0011-52582006000300007

TRAVITZKI, R. Qualidade com equidade escolar: obstáculos e desafios na educação brasileira. REICE Revista Iberoamericana sobre Calidad, Eficacia y Cambio en Educación. v. 15, n. 4, p. 1-23, 2017. DOI: https://doi.org/10.15366/reice2017.15.4.002

TRAVITZKI, R.; CALERO, J.; BOTO, C. What does the National High School Exam (ENEM) tell Brazilian society?. CEPAL Review, v.113, p.157–174, 2014. DOI: https://doi.org/10.18356/5db107a1-en

VINER, R. M.; RUSSEL, S. J.; CROKER, H.; PACKER, K.; WARD, J.; STANSFIELD, C.; MYTTON, O.; BONELL, C.; BOOY, R. School closure and management practices during coronavirus outbreaks including COVID-19: a rapid systematic review. Lancet Child Adolesc Health, v.4, n.5, p. 397-404, 2020. DOI: http://doi.org/10.1016/S2352-4642(20)30095-X

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. COVID 19 Educational Disruption and Response, 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em 23/12/20.

UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. New report on global broadband access underscores urgent need to reach the half of the world still unconnected, 2020. Disponível em: <https://en.unesco.org/news/new-report-global-broadband-access-underscores-urgent-need-reach-half-world-still-unconnected>. Acesso em 23/12/20.

WERFHORST, H. G. V.; MIJS, J. J. B. Achievement Inequality and the Institutional Structure of Educational Systems: A comparative Perspective. Annual Review of Sociology, v. 36, p. 407-428, 2010. DOI: http://doi.org/10.1146/annurev.soc.012809.102538

WU, F. et al. A new coronavirus associated with human respiratory disease in China. Nature, n. 579, p. 265–269, 2020. DOI: http://doi.org/10.1038/s41586-020-2008-3

Downloads

Publicado

02-11-2021

Como Citar

de Moraes, C. P., Peres, R. T., & Pedreira, C. E. (2021). Eficácia escolar e variáveis familiares em tempos de pandemia: um estudo a partir de dados do ENEM. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 12(35), 635–658. https://doi.org/10.26514/inter.v12i35.5785