Introdução à programação em Python utilizando smartphone
Um relato de experiência usando a abordagem construcionista de Seymour Papert
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https://doi.org/10.26514/inter.v13i39.5876Palavras-chave:
Educação, Construcionismo, Ensino Móvel, Ensino programação, Educação SuperiorResumo
O ensino-aprendizagem de programação é algo desafiador tanto para o aluno quanto para o professor. Dentre os maiores desafios podemos citar: o que fazer para manter os estudantes motivados, como facilitar o entendimento do conteúdo e evitar a exclusão de alunos com poucos recursos. Para tanto, 53 alunos da disciplina de Programação Imperativa conseguiram aprender a programar a partir do uso de smartphones no aplicativo QPython, com o auxílio do aporte teórico de ensino construcionista de Seymour Papert, em conjunto com o WhatsApp, todos tiveram um acompanhamento diário. O objetivo deste artigo é descrever como o método foi aplicado, apresentar em quais conteúdos os alunos encontraram mais dificuldades e discutir a análise feita a partir das informações obtidas. Os resultados mostram que a intervenção realizada obteve sucesso, principalmente no que diz respeito ao aumento da
taxa de aprovados e redução da evasão acadêmica.
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