Oficinas estéticas com jovens de um curso técnico integrado

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5900

Palavras-chave:

Psicologia escolar e educacional, Oficinas estéticas, Técnico integrado

Resumo

A potência de oficinas estéticas na formação de jovens de um curso Técnico Integrado é o foco deste artigo. A partir da escuta dos/as estudantes, percebemos a importância de criar espaços em que as suas demandas pudessem ser visibilizadas e trabalhadas coletivamente. Constituímos dois grupos a partir de eixos temáticos identificados no levantamento feito com os/as estudantes: A construção do eu e o meu espaço no mundo; A relação eu-outro e o nosso espaço no mundo. A partir da perspectiva dialógica de Bakhtin, selecionamos para análise enunciados que evidenciam os sentidos das atividades realizadas para os/as jovens participantes dos grupos. Tendo a questão da alteridade como foco, constatamos que as oficinas se configuraram como espaço de escuta, reflexões e criações, permitindo a constituição de novas relações dos/as estudantes com a instituição, com os outros e consigo mesmos.

Biografia do Autor

Andréia Piana Titon, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC/psicóloga

Possui graduação (2006), mestrado (2008) e doutorado (2019) em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC.

Andréa Vieira Zanella, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC / professora aposentada

Possui graduação em Psicologia pela UFPR, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela PUC-SP. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e na UFRGS em 2009. Foi pesquisadora visitante da New School for Social Research em 2016.

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Publicado

06-11-2023

Como Citar

Titon, A. P., & Zanella, A. V. (2023). Oficinas estéticas com jovens de um curso técnico integrado. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 14(40), 424–448. https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.5900