Estratégias educomunicativas para a inclusão
Pesquisa-ação no Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas do Instituto Federal de Brasília (IFB)
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https://doi.org/10.61389/inter.v14i40.6125Palavras-chave:
Educomunicação, Educação inclusiva, NAPNEResumo
As ações de educomunicação podem ser aplicadas em diversos contextos por meio de estratégias adequadas a cada público-alvo, sobretudo em prol da inclusão de pessoas com deficiência. O presente trabalho objetiva apresentar as ações desenvolvidas junto aos bolsistas do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidade Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Brasília (IFB). A partir da pesquisa-ação, e com uso da ferramenta online PowToon, foram desenvolvidas 12 animações para estudantes, professores e técnicos-administrativos a respeito de deficiências cognitiva, física, visual e auditiva. Para complementar a análise dos resultados, os relatórios dos estudantes bolsistas foram submetidos a análise qualitativa de conteúdo, traçando um panorama de contribuições do projeto que passam pelo desenvolvimento de competências midiática e inclusiva, bem como pelo amadurecimento das capacidades de crítica, criatividade, pesquisa e interação em equipe. Por fim, de acordo com os estudantes, o projeto traz impactos nos níveis: 1) individual, possibilitando aos educomunicadores conhecimentos sobre políticas de acessibilidade e inclusão; 2) comunitário, permitindo uma conscientização da comunidade receptora dos produtos educomunicativos; e 3) específico, permitindo a representatividade das deficiências e especificidades abordadas.
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