A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA NA TEORIA DA OBJETIVAÇÃO
Visualizações: 1703DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v12i36.6284Palavras-chave:
Aprendizagem, Ser e saber, Subjetividades, Posicionamento críticoResumo
O objetivo deste artigo é discutir a contribuição da teoria da objetivação para a formação de professores de ciências. A teoria da objetivação (TO) é uma teoria de ensino-aprendizagem de cunho histórico-cultural, que sugere uma concepção de aprendizagem de ciências muito diferente das concepções construtivista e behaviorista predominantes. A TO sugere conceber a aprendizagem como um encontro coletivo com saberes constituídos histórica e culturalmente e argumenta que a aprendizagem não é apenas uma questão confinada à esfera do saber, mas também à esfera do ser. A TO é um convite para transformar a sala de aula de ciências em um lugar de debates e posicionamentos críticos, nos quais vão se encontrando saberes e formando-se novas subjetividades. Na primeira parte deste artigo, abordamos a problemática do Ensino e Aprendizagem da Física no Brasil. Em seguida, apresentamos, brevemente, alguns conceitos-chave da TO e discutimos o que poderia ser a contribuição da TO para a formação de professores de ciências. Na última parte do artigo, apresentamos uma aula de cinemática em torno do estudo científico do movimento dos corpos. A lição ilustra o encontro dos alunos com o saber científico e o papel do professor.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria da Educação Básica, 1999.
BROUSSEAU, G. Theory of didactical situations in mathematics. Dordrecht: Kluwer, 2005.
CARVALHO, A. M. P. de; SASSERON, L. H. Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio e a formação de professores. Estudos Avançados, [S. l.], v. 32, n. 94, p. 43-55, dez. 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/152655. Acesso em: 5 abr.
CARVALHO, A. M. P., GIL-PÉREZ, D. Formação de Professor de Ciências. 10. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
GOMES, S.C. Teorias de aprendizagem em matemática: um estudo comparativo à luz da Teoria da Objetificação. Natal, 2016. 134f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Centro de Educação. Programa de Pós-Graduação em
Educação.
MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 73-80, dez. 2018.
PIETROCOLA, M. A matemática como estruturante do conhecimento físico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, Florianópolis, v.19, n.1, p.89-109, ago. 2002.
RADFORD, L. La ética en la teoría de la objetivación [Ethics in the theory of objectification]. In: RADFORD, L. & SILVA ACUÑA, M. (Eds.), Ética: Entre educación y filosofia, p. 107-141. Bogota: Universidad de los Andes, 2021.
RADFORD, L. Methodological Aspects of the Theory of Objectification. Perspectivas da Educação Matemática, v. 8(18), p. 547-567, 2015.
RADFORD, L. Un recorrido a través de la teoría de la objetivación [A journey through the theory of objectification]. In S. Takeco Gobara & L. Radford (Eds.), Teoria da Objetivação: Fundamentos e aplicações para o ensino e aprendizagem de ciências e matemática. São
Paulo, Brasil: Livraria da Física, p. 15-42, 2020.
RADFORD, L., MIRANDA, I., & DEMERS, S. Processus d’abstraction en mathématiques. Ottawa: Centre franco-ontarien de ressources pédagogiques, Imprimeur de la Reine pour l’Ontario, 2009.
RADFORD, L. A cultural-historical approach to teaching and learning: The theory of objectification. In: Proceedings of the 8th ICMI-East Asia Regional Conference on Mathematics Education, Taipei-Taiwan, v. 1, p. 137-147, 2018a.
RADFORD, L. Algunos desafíos encontrados en la elaboración de la teoría de la objetivación. PNA (Revista de Investigación en Didáctica de la Matemática), Granada - España, v.12, nº2, p. 61-80, jan., 2018b.
RADFORD, L. Saber, aprendizaje y subjetivación en la Teoría de la Objetivación. In: Iran Abreu Mendes (Ed.), Anais do 5° Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática – 5º SIPEMAT, Belém, - Brasil, p. 1-22, jun., 2018c.
VARGAS-PLAÇA, J. S. O uso de Tecnologia Assistiva como artefato cultural no atendimento educacional especializado para alunos cegos ou baixa visão. 2020. 252f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.
YACKEL, E., & COBB, P. Sociomathematical norms, argumentation, and autonomy in mathematics. Journal for Research in Mathematics Education, 27(4), 458-477, 1996.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.