Alfabetização em território vulnerável: o caso de sucesso da escola municipal professora Laura Fabri, em governador Valadares-MG
Visualizações: 363DOI:
https://doi.org/10.26514/inter.v13i38.6311Palavras-chave:
Eficácia escolar, Alfabetização, Território vulnerável.Resumo
Pesquisas realizadas no Brasil e no exterior demonstram que escolas localizadas em territórios com alto índice de vulnerabilidade têm enfrentado inúmeros problemas que trazem, entre outras consequências, o baixo desempenho em avaliações externas. O objetivo principal da pesquisa ora apresentada foi investigar quais fatores contribuíram para que uma escola pública localizada em um território vulnerável, constituído por famílias de camadas populares e com alto índice de violência, contrariasse as estatísticas e obtivesse maior percentual de alunos no nível avançado em alfabetização nas provas do Programa de Avaliação da Alfabetização (PROALFA) de 2014 a 2016 no município de Governador Valadares/MG. Com base nos autores da sociologia da educação, a pesquisa discute desigualdade escolar, sucesso escolar nas camadas populares e escola eficaz. A abordagem selecionada foi a qualitativa e a investigação foi feita por meio do estudo de caso. Os recursos metodológicos foram a análise documental, a observação orientada e a entrevista, realizada com profissionais da escola e familiares dos alunos. Ao todo foram feitas dez entrevistas. Os resultados demonstram cinco mecanismos que explicam o sucesso da escola: formação continuada, uso de diferentes métodos de alfabetização, experiência profissional em alfabetização, estratégias de intervenção pedagógica, atuação da escola com as famílias.
Referências
ABRAMOVAY, Mirian; ABRAMOVAY, Mirian; CASTRO Mary Garcia; PINHEIRO, Leonardo de Castro; LIMA, Fabiano de Sousa; MARTINELLI, Cláudia da Costa. Juventude, violência e vulnerabilidade social na América Latina: desafios para políticas públicas. Brasília: UNESCO, BID, 2002. 92 p.
ALVES, Maria Teresa Gonzaga; FRANCO, Cresco. A pesquisa em eficácia escolar no Brasil: evidências sobre o efeito das escolas e fatores associados à eficácia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, José Francisco (eds.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008, p. 482-500.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes; CARVALHO-SILVA, Harley. Família, escola, território vulnerável. São Paulo: CENPEC, 2013. 236 p.
BRESSOUX, Pascal. As pesquisas sobre o efeito-escola e o efeito professor. Educação em revista, Belo Horizonte, n. 38, p. 17-88, dez. 2003.
BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José. Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008. 552 p.
BROOKOVER, Wilbur; SCHWEITZER, John; SCHNEIDER, Jeffrey; BEADY, Charles; FLOOD, Patricia; WISENBAKER, Joseph. Elementary school social climate and school achievement. American Educational Research Journal, v. 15, n. 2, p. 301-318, 1978. In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José (eds.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 153-162.
CENPEC. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole. Informe de Pesquisa nº 3. São Paulo: CENPEC, 2011. 33 p. Disponível em: https://www.cenpec.org.br/wp-content/uploads/2015/08/Informe_de_Pesquisa3a.pdf. Acesso em 20 de agosto de 2020.
COSTA, Lívia F da. Notas sobre formas contemporâneas de vida familiar e seus impactos na educação dos filhos. In: NASCIMENTO, Antônio Dias; HETKOWSKI, Tânia Maria (orgs.) Educação e contemporaneidade: pesquisas científicas e tecnológicas. Salvador: EDUFBA, 2009, p. 356-371.
ERNICA, Maurício BATISTA, Antônio Augusto Gomes. A escola, a metrópole e vizinhança vulnerável. Caderno de pesquisa, v. 42, n. 346, p. 640-666, maio/ago. 2012.
GAUTHIER, Clermont; BISSONNETTE, Steve; RICHARD, Mario. Ensino explícito e desempenho dos alunos: a gestão dos aprendizados. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. 335p.
INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. PISA 2015. Brasília: INEP, 2015.
LAHIRE, Bernard. A transmissão familiar da ordem desigual das coisas. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. XXI, p. 1-22, 2011.
LAHIRE, Bernard. O sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. Porto Alegre: Ática, 2008. 367 p.
MADAUS, George F.; AIRASIAN, Peter W.; KELLAGHAN, Tomas. Estudos empíricos. In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 74-89.
MADAUS, George F.; AIRASIAN, Peter W.; KELLAGHAN, Tomas. Insumos escolares, processos e recursos. In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 112-141.
PATTO, Maria Helena Souza. A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: T.A. Queiroz, 1999. 464 p.
PERONA, Nélida B.; ROCCHI, Graciela I. Vulnerabilidad y exclusión social: una propuesta metodológica para el estudio de las condiciones de vida de los hogares. Kairós, año 5, n. 8, n.p., 2º semestre 2001.
MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Educação. Boletim pedagógico. Programa da Avaliação da Alfabetização – PROALFA, 2015. 52 p.
MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Educação. Boletim pedagógico. Programa da Avaliação da Alfabetização – PROALFA, 2016. 46 p.
MORTIMORE, Peter; SAMMONS, Pamela; STOLL, Louise; LEWIS, David; ECOB, Russell. A busca pela eficácia: por que fazer um estudo das escolas primárias? In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 153-162.
MORTIMORE, Peter; SAMMONS, Pamela; STOLL, Louise; LEWIS, David; ECOB, Russell. A importância da escola: a necessidade de se considerar as características do alunado? In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 187-215.
REZENDE, Tânia Freitas. Pela janela do dever de casa, o que se vê das relações entre escolas e famílias? In: ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (orgs.). Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 199-219.
ROMANELLI, Geraldo. Levantamento crítico sobre as relações entre famílias e escola. In: ROMANELLI, Geraldo; NOGUEIRA, Maria Alice; ZAGO, Nadir (orgs.). Família & escola: novas perspectivas de análise. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013, p. 29-60.
RUTTER, Michael; MAUGHAN, Barbara; MORTIMORE, Peter; OUSTON, Janet; SMITH, Alan. Resultados escolares: Frequencia, comportamento e desempenho dos alunos. In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 163-186.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2018. 377 p.
THIN, Daniel. Para uma análise das relações entre famílias populares e escolas: confrontação entre lógicas socializadoras. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 211-225, 2006.
TORRECILLA, Francisco Javier Murillo. Um panorama da pesquisa ibero-americana sobre eficácia escolar. In: BROOKE, Nigel; SOARES, Francisco José (orgs.). Pesquisa em eficácia escolar: origem e trajetórias. Belo Horizonte: UFMG, 2008, p. 466-481.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.