Experiências pedagógicas de professores de uma estudante autista do Ifes durante o período de pandemia de covid-19

Potencialidades e itinerários fenomenológicos possíveis

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Autores

Palavras-chave:

Metodologia de ensino, Fenomenologia hermenêutica, Ensino remoto, Autismo

Resumo

São recentes os estudos acerca do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), tendo seu marco inicial consensualmente estabelecido em 1943 com o trabalho do médico Leo Kanner, o que nos leva a reconhecer o estágio preambular desse campo em relação às demais áreas das ciências médicas. No campo pedagógico, a maioria das intervenções para estudantes autistas concentram-se sob bases behavioristas. Tal cenário provoca o questionamento da escassez de abordagens pedagógicas para estudantes com TEA alternativas às propostas determinísticas apoiadas nas ciências naturais, sobretudo, considerando também o momento histórico presente, que traz o ensino remoto como característica marcante para a educação. Uma alternativa possível situa-se na potência do pensamento de Heidegger, que aponta para práticas de ensino que levem em consideração a existência ontológica do estudante autista que assume sua condição de Dasein. Nosso objetivo busca descrever a experiência de ensino remoto de professores do IFES com uma estudante autista, tendo em vista a abertura de caminhos possíveis para outras propostas de itinerários pedagógicos ancorados no pensamento heideggeriano. Nossa metodologia compreende uma pesquisa qualitativa fenomenológica com objetivo exploratório. Conclui-se que uma abertura fenomenológica mediante às metodologias de ensino hegemônicas pode proporcionar momentos legítimos de trocas entre ensino e aprendizagem.

Biografia do Autor

Rodolfo Moura Pereira, Instituto Federal do Espírito Santo

Bacharel e Licenciado em Educação Física pela UFV.(1999-2002). Licenciado em Filosofia pela Unicsul (2020-2023). Especialização Lato Sensu em Psicopedagogia pela Universidade Castelo Branco (2006). Mestre em Educação em Ciências e Matemática pelo IFES (2015). Doutor em Cognição e Linguagem pela UENF-RJ. Academicamente, dedica-se ao estudo da Fenomenologia, Educação, Educação Física e Autismo. Membro pesquisador do grupo de pesquisa NEPPFFE - NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM PSICOLOGIA, FENOMENOLOGIA E FILOSOFIAS DA EXISTÊNCIA (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5531538843829934). Possui onze anos de experiência na educação superior, cinco anos na educação infantil , 7 anos no ensino fundamental e cinco anos no ensino médio. É servidor do Instituto Federal do Espírito Santo.

Crisóstomo Lima do Nascimento, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo Clínico, pós-doutor em Ciências da Religião pelo PPG da PUC-Campinas, doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em Estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e pós-graduação em Filosofia. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Departamento de Psicologia do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes. Professor do PPG em Cocnição e linguagem da Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF. Coordenador do Grupo de Trabalho ?Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos? da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Integrante e membro fundador da Associação Brasileira de Psicologia Fenomenológica - ABRAPFE. É Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia, Fenomenologia e Filosofias da existência (GEPPFFE) e tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Fenomenologia, Existencialismo, Hermenêutica e Educação.

Cristiana Barcelos da Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Pós-doutorado, doutorado e mestrado em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF-Brasil) com estágio de doutoramento no exterior na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade Nova de Lisboa (UNL-Portugal) via Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (CAPES/PSDE-2017). Lidero o grupo de pesquisa "Núcleo Interdisciplinar em Acesso, Permanência, Apoio, Inclusão e Evasão (NIAPAIE) certificado pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). Sou especialista em "Educação Especial" pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI-Brasil), em "Língua Brasileira de Sinais" pela Faculdade São Luís (FSL-Brasil) e "Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos" (PROEJA) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF-Brasil). Licenciada em Pedagogia pela UENF, em Língua Portuguesa pela Rede Claretiano de Ensino (RCE-Brasil) e Letras-Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Pereira, R. M., Nascimento, C. L. do, & da Silva, C. B. (2024). Experiências pedagógicas de professores de uma estudante autista do Ifes durante o período de pandemia de covid-19: Potencialidades e itinerários fenomenológicos possíveis. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 10–31. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/8626