Educação sexual e neoconservadorismo

uma análise a partir da BNCC

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DOI:

https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8735

Palavras-chave:

neoconservadorismo, neoliberalismo, genero, sexualidade, educação sexual, BNCC

Resumo

Resumo:

O presente artigo tem por objetivo investigar a influência neoconservadora na exclusão da temática de gênero e sexualidade da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Utilizando uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise de conteúdo, este estudo busca compreender os movimentos e articulações político-culturais que disseminaram a chamada ideologia de gênero em detrimento do direito à educação de jovens e crianças. Para isso, são explorados os conceitos de neoconservadorismo, neoliberalismo, gênero e currículo, a fim de refletir sobre o retrocesso representado pela BNCC em relação a essas questões. Os resultados revelam um projeto de enfraquecimento do pensamento crítico e emancipatório na educação, promovido por grupos interessados na manutenção das desigualdades sociais, e na supressão de debates sobre gênero e sexualidade, essenciais para o progresso democrático por meio de políticas públicas inclusivas.

 

Biografia do Autor

Patrícia Elizabeth Jesus de Sousa, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (2023). Mestranda pelo Programa de Pós-Gradução em Educação PPGE-UFG, linha de pesquisa: Trabalho, Educação e Movimentos Sociais. Tem interesse nos seguintes temas: políticas educacionais, estudos acerca dos impactos da agenda neoconservadora e neoliberal na educação, gênero e educação sexual. 

Maria Isabel Machado, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Ciências Sociais - Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2009), mestrado em Sociologia pelo de Programa de Pós Graduação em Sociologia - Universidade Federal do Paraná (2012), doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2017) e doutorado sanduíche na Universidad ´Oscar Lucero Moya´ (Holguin, Cuba) (2015). Atualmente é professora da carreira de magistério superior da Universidade Federal de Goiás, lotada na Faculdade de Educação, atuando ainda como docente permanente do Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (UFG) e do Programa de Pós Graduação em Educação PPGE (UFG). Tem experiência na área de Sociologia das Relações de Gênero, Interseccionalidades, Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: cuidado, gênero, educação, escola, trabalho e economia solidária.

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Publicado

18-12-2024

Como Citar

Sousa, P. E. J. de, & Machado, M. I. (2024). Educação sexual e neoconservadorismo: uma análise a partir da BNCC. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, 15(43), 169–191. https://doi.org/10.61389/inter.v15i43.8735