MÉTODOS E TÉCNICAS NAS AULAS DE LE (INGLÊS)
O DESAFIO DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS NA SALA DE AULA
Visualizações: 67Palavras-chave:
Ensino, Língua Inglesa, Métodos e TécnicasResumo
O ensino e a aprendizagem de Língua Estrangeira (Inglesa) têm apresentado vários entraves no setor educacional, os fatores que ocasionam este insucesso são diversos, como a pouca importância dada pelos alunos à disciplina, classes superlotadas, carga horária reduzida, aspectos relacionados à formação do professor e ainda a escolha de métodos e técnicas adotados pelos professores. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo discutir os avanços e retrocessos do ensino de LE inglesa no Brasil, da implantação dos primeiros cursos até os nossos dias, apresentar um panorama histórico dos métodos, técnicas e abordagens utilizadas do início até a era do pós-método, compreender o efeito desses métodos na sala de aula e identificar as concepções de língua e de aprendizagem que cada método adota. Para isso apoiamo-nos nas concepções teóricas apontadas pelo PCN (1998), Oliveira (2010) Freemam (1986), Leffa (2007), Richards, Rodgers (2001), dentre outros que norteiam a temática deste trabalho. O tipo de pesquisa utilizado é de caráter exploratório e a metodologia inclui um levantamento bibliográfico da literatura específica. Como possível resultado da pesquisa empreendida, pode-se inferir que os professores da área detêm pouco conhecimento teórico, com isso priorizam em suas aulas aspectos estruturais da língua e não garantem o desenvolvimento da competência comunicativa.
ABSTRACT: The teaching and learning of Foreign Language (English) have presented several obstacles in the educational sector, the factors that cause this failure are diverse, such as the little importance given by the students to the discipline, overcrowded classes, reduced hours, aspects related to and the choice of methods and techniques adopted by teachers. In this perspective, the objective of this work is to discuss the advances and setbacks of English LE teaching in Brazil, from the introduction of the first courses to the present day, to present a historical overview of the methods, techniques and approaches used from the beginning to the post- Method, to understand the effect of these methods in the classroom and to identify the language and learning conceptions that each method adopts. For this, we support the theoretical conceptions pointed out by the PCN (1998), Oliveira (2010) Freemam (1986), Leffa (2007), Richards, Rodgers (2001), among others that guide the theme of this work. The type of research used is exploratory and the methodology includes a literature review of the specific literature. As a possible result of the research undertaken, it can be inferred that the teachers of the area have little theoretical knowledge, so they prioritize in their classes structural aspects of the language and do not guarantee the development of communicative competence.
KEYWORDS: Teaching. English language. Methods and Techniques.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Web-Revista Sociodialeto do Núcleo de Pesquisa e Estudos Sociolinguísticos e Dialetológicos da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (NUPESD-UEMS), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Web-Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Web-Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Web-Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
Autores que publicam na Web-Revista Sociodialeto concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à Web-Revista o direito de primeira publicação realizada por meio de Open Journal Systems (OJS 3.0.2.0), sistema de código livre gratuito para a administração e a publicação de revistas, desenvolvido com suporte e distribuição pelo Public Knowledge Project sob a licença GNU General Public License.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação inicial nesta revista, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Foram feitos todos os esforços para identificar e creditar os detentores de direitos sobre as imagens publicadas. Se tem direitos sobre alguma destas imagens e não foi corretamente identificado, por favor, entre em contato com a Web-Revista Sociodialeto e publicaremos a correção num dos próximos números.
Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Cessão de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho. A Cessão de Direitos Autorais é uma condição para a publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Web-Revista.
Declaração de Direito Autoral
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com o intuito de manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores; As opiniões emitidas pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade. Juntamente com o e-mail de aceite (para casos de aprovação) será encaminhado modelo da Carta de Direitos Autorais que deverá conter o nome completo dos autores, bem como dados de documentos pessoais e assinada por todos os autores e coautores envolvidos no trabalho.