Considerações Históricas Sobre a Violência Contra a Mulher no Brasil do Século XIX.

Thiago Teixeira Duarte, Mauro Carvalho dos Santos, Joaquim Carlos Klein de Alencar

Resumo


Esse trabalho tem por objetivo discorrer sobre o contexto histórico da violência contra a mulher, como consequência as injustiças e despreparo do Estado em proteger as vítimas nos ambientes perpetrados por violência e medo privado de políticas públicas que recaem sobre dada parcela da população, em razão de sua condição social, cor ou etnia. Portanto, será
explanado a respeito violência contra a mulher em contexto histórico, bem como serão apontados alguns casos de violência onde falta a política criminal no Brasil. Outrossim, será demonstrada a pertinência de se discutir tal problemática onde o Estado deve procurar soluções de melhoramentos a serem fortemente combatida a violência que faz muitas vítimas e não respeitam os direitos fundamentais. Para a consecução do presente trabalho foi realizada pesquisa bibliográfica através do recolhimento de debates doutrinários, da análise da legislação, bem como da leitura de obras referentes ao assunto, assim como de textos, artigos científicos e revistas.
PALAVRAS-CHAVE: Violência doméstica; Política criminal; História

Texto completo:

PDF

Referências


ALENCASTRO, Luiz.F, RENAUX, Maria.L.Caras e Modos dos Migrantes e Imigrantes. In: NOVAIS, ALENCASTRO, L.F (orgs), História da Vida Privada no Brasil: Império: A Corte e a Modernidade Nacional São Paulo: Ed. Copyright 2002.

ALVES, B. M.; PITANGUY, J. O que é feminismo. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1995.

ARAUJO, C; SCALON, C (orgs), Gênero Família e Trabalho no Brasil. Rio de Janeiro: Ed.FGV, 2005.

BONAVIDES, P. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2015.

CANOTILHO, Gomes, J. José. Estudos sobre Direitos Fundamentais. 1ª ed. brasileira: revistados tribunais, 2008.

MACHADO, P. Crítica Feminista. Disponível em: http://www.edtl.com.pt/index.php?option=com_mtree&task=viewlink&link_id=856&Itemid=2 . Acesso em: 10 ag. 2010.

MALGADI, Ana Maria B de M. Mulheres no Mundo da Casa: Imagens femininas nos Romances de Machado de Assis e Aluizio Azevedo. (Dissertação em Mestrado História) Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 1990.

MAUAD, Ana M. Imagem e Auto-Imagem do Segundo Reinado. In: NOVAIS, ALENCASTRO, L.F FALTA ALGUM NOME AQUI (orgs.), História da Vida Privada no Brasil: Império: A Corte e a Modernidade Nacional. São Paulo: Ed. Copyright, 2002.

MINC, C. Assédio sexual. In: MURARO, Rose Marie (orgs), Mulher, gênero e sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Copyright 2001.

NEJAR, C. História da literatura brasileira. Rio de Janeiro: Capesul, 2007.

PRIORE, Mary. D. A Mulher na História do Brasil. In: PINSKY. Jaine, MICELI .P (orgs),Mulher Período Colonial. São Paulo : Contexto, 1988.

VAITSMAN, Jeni. Gênero, Identidade, Casamento, e Família na Sociedade Contemporânea. In: MURARO, Rose Marie (org.). Mulher, gênero e sociedade. Rio de Janeiro: Ed. Copyright 2001


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN - 2318-7034

Curso de Direito da UEMS - Unidade Universitária de Dourados

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito, Estado, Constituição e Direitos Fundamentais e Humanos - UEMS