A EXECUÇÃO DAS MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS E SEUS REFLEXOS NA RESSOCIALIZAÇÃO DO ADOLESCENTE INFRATOR
Visualizações: 865Resumo
RESUMO: O presente artigo apresentará ao leitor a forma com que o ordenamento jurídico brasileiro trata o adolescente infrator, expondo o rol taxativo de medidas socioeducativas aplicáveis a estes indivíduos. Esta pesquisa ainda trará uma breve reflexão sobre o modelo proposto pela legislação para a reinserção do menor na sociedade e as dificuldades para a execução das medidas impostas, bem como as consequências da omissão do Estado no tema em questão.
PALAVRAS-CHAVE: Medidas socioeducativas; Ressocialização; Adolescente infrator.
ABSTRACT: The present article will present to the reader the way in which the Brazilian legal system treats the adolescent offender, exposing the restrictive list of socio-educational measures applicable to these individuals. This research will also give a brief reflection on the model proposed by the legislation for the reintegration of the minor in society and the difficulties for the implementation of the measures imposed, as well as the consequences of the omission of the State in the subject in question.
KEYWORDS: Socio-educational measure; Resocialization; Minor offender.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O envio de trabalho implica que seu(s) autor(es) concede(m), formal e gratuitamente, à Revista Direito Sociedade e Justiça, os direitos autorais, caso o mesmo seja aceito para publicação, de o incluir, publicar e divulgar em qualquer meio, inclusive em arquivos virtuais, Cd-Rom (ou equivalente), revistas impressas, na página virtual do curso, etc..
Caso referida revista, em qualquer dos seus meios de publicação, sejam comercializadas ou de alguma forma patrocinadas, não retirará a natureza de gratuidade anteriormente prevista.
Os trabalhos publicados terão caráter subsidiário para os usuários na elaboração dos seus estudos, pesquisas, trabalhos científicos e acadêmicos, bem como demais atividades pedagógicas, podendo ser impressos para essa finalidade, sendo que a utilização para fim diverso do aqui estabelecido dependerá de autorização do autor e do conselho editorial da revista.