CRESCIMENTO DE BERINJELA VERDE EM DIFERENTES SUBSTRATOS
Visualizações: 736DOI:
https://doi.org/10.32404/rean.v1i1.217Resumo
A berinjela tem como centro de origem a China e a Índia. Seu cultivo apresenta elevada importância pelas propriedades nutricionais dos frutos, principalmente vitaminas e minerais. Este trabalho teve o objetivo de avaliar o crescimento de berinjela verde em diferentes substratos, cultivada em vasos de 13,0 litros. O experimento foi conduzido num delineamento inteiramente casualizado, com os seguintes tratamentos: 100% de esterco bovino; 75% de esterco bovino + 25% de húmus de minhoca; 50% de esterco bovino + 50% de húmus de minhoca; 25% de esterco bovino + 75% de húmus de minhoca; e 100% de húmus de minhoca. A semeadura foi realizada em 08 de dezembro de 2012 e o transplante para os vasos no dia 03 de janeiro de 2013. Foram avaliadas as alturas das plantas e o número de folhas aos 10, 20, 30, 40, 50 e 60 dias após o transplante (DAT). Foram determinadas as taxas de crescimento absoluto e relativo. As plantas cultivadas no substrato composto por 75% de esterco bovino + 25% de húmus de minhoca apresentaram o menor desempenho de crescimento. Os substratos com 50% ou mais de húmus de minhoca podem ser indicados para a produção de berinjela verde em vasos.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos dos artigos e, portanto, são livres para compartilhar, copiar, distribuir, executar e comunicar publicamente o trabalho sob as seguintes condições:
Reconheça os créditos do trabalho da maneira especificada pelo autor ou licenciante (mas não de uma maneira que sugira que você tenha o apoio deles ou que eles apoiem o uso do trabalho deles).
JOURNAL OF NEOTROPICAL AGRICULTURE - Revista de Agricultura Neotropical (ISSN 2358-6303) está sob licença https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Bolsão Sul-Mato-grossense (CEDESU), da Unidade Universitária de Cassilândia (UUC) conserva os direitos patrimoniais (direitos autorais) das obras publicadas e favorece e permite a sua reutilização sob a licença supracitada.
------------
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
A provas finais serão enviadas aos autores.
Os trabalhos publicados passam a ser propriedade da revista. As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.