A TRAJETÓRIA DE PETRONILHA SILVA NO GT 21/ANPEd:
entre a reflexão e a concretização para a ERER
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6496Palavras-chave:
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Educação das Relações Étnico-Raciais. GT 21/ANPEd. Trajetória.Resumo
Este artigo objetiva produzir uma síntese da trajetória da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e relacionar sua produção acadêmica ao GT-21/ANPEd, entre 2000 a 2020, situando seu lugar no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Brasil. A noção de campo científico; de trajetória; dimensão profissional; a sistematização dos dados e os processos relativos a entrevista semiestruturada estão inspirados em Bourdieu (2004 e 1996); Montagner (2007); Nóvoa (2000); Bardin (2016) e Gray (2012); para a ERER, Petronilha Silva (2003, 2004, 2007, 2010, 2016, 2018, 2019). Infiro que a trajetória acadêmico-profissional-política de Petronilha Silva possibilita a conexão entre as suas reflexões e as ações concretas encaminhadas no curso de sua trajetória em diversos setores sociais, incidindo sobre uma experiência na qual o pensamento da autora ganha materialidade. É importante destacar, dentre esses setores sociais, que a pesquisadora articula movimentos orgânicos no âmbito da academia e de outros espaços de debate sobre o tema, como por exemplo, o GT 21/ANPEd, com vistas à democratização, reconhecimento e valorização dos conhecimentos relativos a todos os povos que constituem a nação brasileira.
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