A TRAJETÓRIA DE PETRONILHA SILVA NO GT 21/ANPEd:

entre a reflexão e a concretização para a ERER

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Autores

Palavras-chave:

Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Educação das Relações Étnico-Raciais. GT 21/ANPEd. Trajetória.

Resumo

Este artigo objetiva produzir uma síntese da trajetória da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e relacionar sua produção acadêmica ao GT-21/ANPEd, entre 2000 a 2020, situando seu lugar no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Brasil. A noção de campo científico; de trajetória; dimensão profissional; a sistematização dos dados e os processos relativos a entrevista semiestruturada estão inspirados em Bourdieu (2004 e 1996); Montagner (2007); Nóvoa (2000); Bardin (2016) e Gray (2012); para a ERER, Petronilha Silva (2003, 2004, 2007, 2010, 2016, 2018, 2019). Infiro que a trajetória acadêmico-profissional-política de Petronilha Silva possibilita a conexão entre as suas reflexões e as ações concretas encaminhadas no curso de sua trajetória em diversos setores sociais, incidindo sobre uma experiência na qual o pensamento da autora ganha materialidade. É importante destacar, dentre esses setores sociais, que a pesquisadora articula movimentos orgânicos no âmbito da academia e de outros espaços de debate sobre o tema, como por exemplo, o GT 21/ANPEd, com vistas à democratização, reconhecimento e valorização dos conhecimentos relativos a todos os povos que constituem a nação brasileira.

Biografia do Autor

Wilma Baía Coelho, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação/UFRN. Professora da UFPA, desde de 1994. Integra o corpo docente da Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e atua como Vice Coordenadora e docente do Doutorado em Rede Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA). Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-raciais (NEAB/GERA/UFPA). Nos últimos 5 cinco anos (2015-2020), publicou 26 artigos em revistas qualificadas; 3 livros autorais; 33 capítulos de livros. Integra corpo Editorial e como Consultora Ad Hoc de diversas revistas científicas. Consultora ad hoc do CNPQ e CAPES. Atualmente participa da pesquisa nacional com envolvimento de 6 instituições (coordenação nacional/UFS), iniciada em 2019. Possui experiência profissional em Gestão na Educação Básica e na Gestão Superior. É membro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED); da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e da Associação Nacional de História (ANPUH). Atuou na Diretoria de Apoio ao Docente e Discente/PROEG/UFPA (2016-2018). Coordenou 2 Cursos de Especialização em Relações Étnico-Raciais para o Ensino Fundamental (2010-2011 e 2015-2016/MEC/UNIAFRO) e o Curso de Aperfeiçoamento Relações Étnico-Raciais na Educação Básica (2017-2018/MEC/UNIAFRO). Foi Pró-reitora de Ensino e Graduação Pró-Tempore da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2013-2014). Atuou como Vice Coordenadora Nacional do Consórcio Nacional dos Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (CONNEABS-Gestão 2012-2014). Participou da Diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2014 -2016). Condecorada com o Diploma de Mérito - 'ZUMBI DOS PALMARES, conferido pela Câmara Municipal de Belém (2016). Atuou em pesquisa em âmbito nacional (2009-2012), envolvendo 7 instituições (coordenação nacional/UFMG); a segunda pesquisa em rede, ocorreu entre 2015-2016, na qual envolveu 7 instituições (coordenação nacional/UFPR). Foi coordenadora do GT21/ANPED (2015-2017). Integrou a Diretoria Regional Norte Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão 2010-2012). Coordenou a Linha Currículo e Formação de Professores, do PPGED/UFPA (2007-2009). Atuou na Diretoria Regional Norte/Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN-Gestão (2004-2006). Orientou 16 Dissertações de Mestrado e 5 Teses de Doutorado, até o presente momento. Desenvolve e orienta pesquisas nas seguintes temáticas: Formação de Professores; Educação Básica; Educação para Relações Étnico-raciais; Ensino de História, Sociabilidades adolescentes; Legislação educacional, todos relacionados à Formação inicial e continuada de Professores e a Escola Básica. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Publicado

2021-11-17

Como Citar

Coelho, W. B. (2021). A TRAJETÓRIA DE PETRONILHA SILVA NO GT 21/ANPEd: : entre a reflexão e a concretização para a ERER. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 5(10). Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/6496