A TRAJETÓRIA DE PETRONILHA SILVA NO GT 21/ANPEd:
entre a reflexão e a concretização para a ERER
Visualizações: 1011DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v5i10.6496Parole chiave:
Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. Educação das Relações Étnico-Raciais. GT 21/ANPEd. Trajetória.Abstract
Este artigo objetiva produzir uma síntese da trajetória da professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e relacionar sua produção acadêmica ao GT-21/ANPEd, entre 2000 a 2020, situando seu lugar no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) no Brasil. A noção de campo científico; de trajetória; dimensão profissional; a sistematização dos dados e os processos relativos a entrevista semiestruturada estão inspirados em Bourdieu (2004 e 1996); Montagner (2007); Nóvoa (2000); Bardin (2016) e Gray (2012); para a ERER, Petronilha Silva (2003, 2004, 2007, 2010, 2016, 2018, 2019). Infiro que a trajetória acadêmico-profissional-política de Petronilha Silva possibilita a conexão entre as suas reflexões e as ações concretas encaminhadas no curso de sua trajetória em diversos setores sociais, incidindo sobre uma experiência na qual o pensamento da autora ganha materialidade. É importante destacar, dentre esses setores sociais, que a pesquisadora articula movimentos orgânicos no âmbito da academia e de outros espaços de debate sobre o tema, como por exemplo, o GT 21/ANPEd, com vistas à democratização, reconhecimento e valorização dos conhecimentos relativos a todos os povos que constituem a nação brasileira.
Riferimenti bibliografici
ARENDT, H. Entre o passado e o futuro. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
AYERS,W. To Become a Teachking a difference in children's lives. New York: Teachers College Press, 1995.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3ª reimpr. da 1ª ed. revista e ampliada. Tradução Luis Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BOURDIEU, P. Coisas Ditas. Tradução de Cássia R. da Silveira e Denise Moreno Pergorin. 1. Ed. São Paulo Brasiliense, 2004.
BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 6 ed. Tradução Mariza Corrêa. Campinas, SP: Papirus, 1996.
CAIMI, F. E. História escolar e memória coletiva: como se ensina? Como se aprende? In: MAGALHÃES, M.; ROCHA, H.; CONTIJO, R.. (Org.). A escrita da história escolar: memória e historiografia. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009. p. 65-79.
COELHO, W.N.B.; BRITO, N.J.C. Reflexões sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais: um olhar em perspectiva sobre as produções do GT 21/ANPED (2003-2013). Revista Cocar, Belém, v.13. n.25, p. 458 a 482 – Jan./Abr. 2019. Disponível em: http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar . Acesso em: 28 jun.2021.
DIAS SOBRINHO, J. Universidade e Novos Modos de Produção, Circulação e Aplicação do Conhecimento. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 3, p. 643-662, nov. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aval/a/bpfJ9GZV4GtLj98vtXn8GKg/?format=pdf . Acesso em: 30 jun.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300007
DI PIERRO, M.C. Concurso Negro e Educação: avaliação de processo. Ação Educativa. São Paulo, 2004. Disponível em: http://www.bdae.org.br/dspace/bitstream/123456789/2303/1/avaliacaoprocesso.pdf Acesso em: 30 jun.2021.
GONÇALVES, L.A.O; SILVA, P.B.G. O jogo das diferenças: o multiculturalismo e seus contextos. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
GRAY, D.E. Pesquisa no mundo real. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
MONTAGNER, M.Â. Trajetórias e biografias: notas para uma análise bourdesiana. Sociologias, Porto Alegre, ano 9, n. 17, p. 240-264, jan./jun. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n17/a10n17.pdf. Acesso em: 3 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222007000100010
NÓVOA, A. Entrevista concedida. In: SANTOS, L.L. Entrevista com o Professor António Nóvoa. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 4, n. 1, p. 224-237, jan./jun. 2013 DOI: https://doi.org/10.34024/olhares.2013.v1.141
NÓVOA, A. (Org). Vidas de professores. Tradutores Mª. dos Anjos, Manuel F. Ferreira. Editora: Porto Editora,2000.
SILVA, P.B.G. Entrevista online concedida à Professora Wilma Coelho. Entrevista com a Professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva. 12 de abril, 2021. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2595-7716.2020v3n1p12-28
SILVA, P.B.G. Como educar-se/educar num mundo de crescentes desigualdades? Crítica Educativa, v. 5, p. 10-20, 2019. Disponível em: https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/438 . Acesso em: 28 jun.2021.
SILVA, P. B. G. Educação das Relações Étnico-Raciais nas instituições escolares. Educar Em Revista, v. 34, p. 123-150, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40602018000300123 . Acesso em: 28 jun.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.58097
SILVA, P. B. G. Reconhecimento da história, cultura e direitos dos negros brasileiros. In: COELHO, W.N.B.; OLIVEIRA, J.M. Estudos sobre relações étnico-raciais e educação no Brasil. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016 (Coleção Formação de Professores & Relações Étnico-Raciais)
SILVA, P. B. G. Crianças negras entre a assimilação e a negritude. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 9, p. 161-188, 2015. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/1137 . Acesso em: 28 jun.2021. DOI: https://doi.org/10.14244/198271991137
SILVA. D. V. C.; SILVA, P. B. G. Cidadania, Relações Étnico-raciais e Educação: Desafios e Potencialidades do Ensino de Ciências. Educação e Pesquisa (USP. Impresso), v. 36, p. 705-718, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v36n3/v36n3a04.pdf . Acesso em: 28 jun.2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022010000300004
SILVA, P. B. G. Ações Afirmativas na UFSCar: em busca da qualidade acadêmica com compromisso social. Políticas Educativas, v. 2, p. 41-53, 2008. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/18350/10805 . Acesso em: 28 jun.2021.
SILVA, P. B. G. Aprender, ensinar e relações étnico-raciais no Brasil. Educação, Porto Alegre, v. 30, p. 489- 506, 2007. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/2745 . Acesso em: 28 jun.2021.
SILVA, P. B. G. Projeto Nacional de Educação na Perspectiva dos Negros Brasileiros. In: UNESCO; Conselho Nacional de Educação; Ministério da Educação. (Org.). Conferências do Fórum Brasil de Educação. Brasília: UNESCO Brasil, v.1, p. 385-395, 2004.
SILVA, P. B. G. Ações Afirmativas, Sim. Revista ADUSP, v. 33, p. 25-29, 2004. Disponível em: http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/usp_artigo_2004_VRSilverio_PBGeSilva.pdf . Acesso em: 28 jun.2021.
SILVA, P. B. G.; GONÇALVES, L.A.O. Multiculturalismo e Educação: do protesto de rua a propostas políticas. Revista da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, v. 29, p. 109-125, 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27902 . Acesso em: 28 jun.2021.
SILVÉRIO, V. R.; SILVA, P.B.G. Ações Afirmativas, Sim. Revista ADUSP, v. 33, p. 25-29, 2004. http://www.redeacaoafirmativa.ceao.ufba.br/uploads/usp_artigo_2004_VRSilverio_PBGeSilva.pdf . Acesso em: 28 jun.2021.
SILVA, P.B.G. Aprender a conduzir a própria vida: dimensões do educar-se entre afrodescendentes e africanos. In: SILVÉRIO, V.R.; SILVA, P.B.G.; BARBOSA, L.M.A. (Orgs.) De preto a afrodescendente: trajetos de pesquisa sobre relações étnico-raciais no Brasil. São Carlos: EdUFSCar, 2003, p. 181-199.
VEIGA. I.P.A. A aventura de formar professores. Campinas, SP: Papirus, 2009.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2021 REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).