VESTIBULAR DIGITAL: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS INGRESSANTES NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FATEC

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7540

Palavras-chave:

Vestibular, Tecnólogo, Inclusão Social

Resumo

O artigo tem por objetivo verificar se as alterações nos critérios de seleção do vestibular do 2º semestre/2020 ampliaram o acesso às FATECs, dos alunos egressos de escolas públicas e de menor renda familiar. Para tanto foi elaborado um questionário por meio do Google Forms e enviado eletronicamente a 383 candidatos aprovados no vestibular e 925 que já faziam parte do conjunto de discentes. Os resultados demonstram que as mudanças no vestibular colaboraram para aumentar o percentual de alunos egressos de escolas públicas e de baixa renda familiar no quadro de discentes das FATECs, consequentemente, este modelo de processo seletivo pode ser considerado como um meio democrático de acesso ao ensino superior.

Biografia do Autor

Lucileila do Rosário Queiroz, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, Centro Paula Souza (CPS); Prefeitura da Cidade de São Paulo - Brasil; Grupo de Pesquisas em Educação Profissional Técnica e Tecnológica. 

Sergio Pamboukin , Centro Paula Souza

Mestre em Educação Profissional CEETPS. Especialista em Gestão Empresarial FGV. Licenciado em Mecânica UNESP. Tecnólogo em Mecânicas Modalidade Soldagem Fatec SP. Professor de Ensino Superior Fatec Itaquera e Fatec Guarulhos.

Roberto Kanaane, Centro Paula Souza

Psicologo , Pedagogo , Mestre e Doutor em Ciências . Professor e Orintador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional . Membro da Academia Paulista de Psicologia , cad 21. Diretor da Toka Consultoria em Gestão de Pessoas .

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

Queiroz, L. do R., Pamboukin , S., & Kanaane, R. (2024). VESTIBULAR DIGITAL: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS INGRESSANTES NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FATEC. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(15), 91–105. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7540