VESTIBULAR DIGITAL: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS INGRESSANTES NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FATEC

Visualizações: 87

Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7540

Palavras-chave:

Vestibular, Tecnólogo, Inclusão Social

Resumo

O artigo tem por objetivo verificar se as alterações nos critérios de seleção do vestibular do 2º semestre/2020 ampliaram o acesso às FATECs, dos alunos egressos de escolas públicas e de menor renda familiar. Para tanto foi elaborado um questionário por meio do Google Forms e enviado eletronicamente a 383 candidatos aprovados no vestibular e 925 que já faziam parte do conjunto de discentes. Os resultados demonstram que as mudanças no vestibular colaboraram para aumentar o percentual de alunos egressos de escolas públicas e de baixa renda familiar no quadro de discentes das FATECs, consequentemente, este modelo de processo seletivo pode ser considerado como um meio democrático de acesso ao ensino superior.

Biografia do Autor

Lucileila do Rosário Queiroz, Centro Paula Souza

Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, Centro Paula Souza (CPS); Prefeitura da Cidade de São Paulo - Brasil; Grupo de Pesquisas em Educação Profissional Técnica e Tecnológica. 

Sergio Pamboukin , Centro Paula Souza

Mestre em Educação Profissional CEETPS. Especialista em Gestão Empresarial FGV. Licenciado em Mecânica UNESP. Tecnólogo em Mecânicas Modalidade Soldagem Fatec SP. Professor de Ensino Superior Fatec Itaquera e Fatec Guarulhos.

Roberto Kanaane, Centro Paula Souza

Psicologo , Pedagogo , Mestre e Doutor em Ciências . Professor e Orintador do Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional . Membro da Academia Paulista de Psicologia , cad 21. Diretor da Toka Consultoria em Gestão de Pessoas .

Referências

BACCARO, Thais Accioly; SHINYASHIKI, Gilberto Tadeu. Relação entre desempenho no vestibular e rendimento acadêmico no ensino superior. Revista Brasileira de Orientação Profissional, v. 15, n. 2, p. 165-176, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/ 2030/203040852007.pdf. Acesso em 02 Set. 2020.

BARROS, Aparecida da Silva Xavier. Vestibular e Enem: um debate contemporâneo. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 22, n. 85, p. 1057-1090, 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3995/ 399534056009.pdf. Acesso em 29 Ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362014000400009

BRASIL. Lei 10.260 de 12 de julho de 2001. Dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao estudante do Ensino Superior e dá outras providências. Disponível em: http://www. planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/LEIS_2001/ L10260.htm. Acesso em 14 Set. 2020.

BRASIL. Lei n° 13.005 de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/ l13005.htm. Acesso em 14 Set. 2020.

BRASIL. Parecer CNE/CP 29/02. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais no Nível de Tecnológico. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf_legislacao/ superior/legisla_superior_parecer292002.pdf. Acesso em 21 Jul. 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior /documentos/2019/ censo_da_educacao_superior_2018-notas_estatisticas.pdf. Acesso em 02 Set. 2020.

LI, Denise Leyi. O novo Enem e a plataforma Sisu: efeitos sobre a migração e a evasão estudantil. 2016. Dissertação (Mestrado em Teoria Econômica) - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/ 12/12138/tde-23112016-094256/pt-br.php. Acesso em 01 Set. 2020.

LIMA, Alex Felipe Rodrigues; DÍAZ, Mario Ernesto Piscoya; JÚNIOR, Sergio Borges Fonseca. As condições socioeconômicas e sua relação com o sucesso no vestibular: evidências a partir do processo seletivo da Universidade Federal de Goiás. Revista de Economia do Centro-Oeste, v. 3, n. 1, p. 36-50, 2017. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/reoeste/article/view/46675. Acesso em 13 Set. 2020. DOI: https://doi.org/10.5216/reoeste.v3i1.46675

LIMA, Claudio Márcio Amaral de Oliveira. Informações sobre o novo coronavírus (COVID-19). Radiol Bras, São Paulo, v. 53, n. 2, p. 5-6, abr. 2020. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-39842020000200001 &lng=en&nrm=iso. Acesso em 25 Set. 2020.

RISTOFF, Dilvo. O novo perfil do campus brasileiro: uma análise do perfil socioeconômico do estudante de graduação. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 19, n. 3, p. 723–747, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-40772014000300010&lng =pt&tlng=pt. Acesso em 01 Set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300010

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LÚCIO, M. D. P. B. Metodologia de la Investigación. 4. ed. México: Mc Graw-Hill, 2006.

SÃO PAULO. Portaria CEETEPS-GDS 2717 de 11 de outubro de 2019. Disponível em: https://fatweb.s3.amazonaws.com/vestibularfatec/documentos/1SEM-20/Portaria-CEETEPS-GDS-2717-2019.pdf. Acesso em 01 Set. 2020.

SÃO PAULO. Portaria CEETEPS-GDS 2838, de 06 de julho de 2020. Disponível em: https://fatweb.s3.amazonaws.com/vestibularfatec/documentos/2SEM-20/Portaria-CEETEPS-GDS-2838-2020.pdf?v=202021. Acesso em 01 Set. 2020.

SILVA, Rosa Maria Segalla et al. Democratização do ensino superior: no contexto da educação brasileira. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 12, n. 1, p. 294-312, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo =6202782. Acesso em 30 Ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n1.8256

VERGARA, S.C. Projetos de relatórios de pesquisa em Administração. 15. ed. - São Paulo: Atlas, 2014.

VICENTE, Zuleica Cristina Mizael. Cursos Superiores de Tecnologia no Brasil–Origem e Atualidade. Revista Fim do Mundo, n. 01, p. 72-85, 2020. Disponível em: http://www2. marilia.unesp.br/revistas/index.php/RFM/article/view/10210. Acesso em 25 Set. 2020. DOI: https://doi.org/10.36311/2675-3871.2020.v1n01.p72-85

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

Queiroz, L. do R., Pamboukin , S., & Kanaane, R. (2024). VESTIBULAR DIGITAL: ANÁLISE DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DOS INGRESSANTES NOS CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA DA FATEC. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 9(15), 91–105. https://doi.org/10.61389/rbecl.v9i15.7540