MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DE LICENCIANDOS DA FEUSP: UMA DESCRIÇÃO REFERENTE AO PERÍODO DE 2015 A 2017

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8553

Palavras-chave:

Internacionalização, Mobilidade Acadêmica, Formação Inicial de Professores

Resumo

Este trabalho é fruto de análises realizadas pelo Grupo de Estudos de Internacionalização da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (CCint-FEUSP), incentivadas e coordenadas pelo Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto, na gestão de 2014-2018. A proposta deste estudo de natureza qualitativa foi descrever a mobilidade internacional de 26 licenciandos da FEUSP, realizada no período de 2015 a 2017, a fim de descobrir o perfil desses estudantes e as atividades de que participaram. Como material, foram utilizados os relatórios produzidos por esses licenciandos. Em termo teóricos, embasou-se em obras que tratam da internacionalização da educação superior (Morosini, 2006; Morosini; Corte, 2018; Morosini; Corte; Guilherme, 2017), do estudo da mobilidade internacional de professores pré-serviço (Abraham; Von Brömssen, 2018; Cushner, 2007; Morley et al., 2019; Vatalaro; Szente; Levin, 2015) e da formação de professores, com foco nos estágios e nos saberes docentes (Pimenta; Lima, 2004; 2012; Tardif, 2014). Essa proposta se justifica, pois, para que se possa aumentar e/ou melhorar a mobilidade estudantil que vem ocorrendo na FEUSP, é necessário, antes, compreender como a internacionalização tem se dado nesse contexto de formação inicial de professores. Dentre os resultados, verificou-se que o perfil dos estudantes da mobilidade realizada nesse período foi de discentes do sexo feminino, com viagem realizada no segundo semestre do ano da viagem, com destino a países do Global Norte, principalmente da Europa. Ainda, no que tange às atividades realizadas, identificou-se 12 tipos, das quais nenhuma foi realizada por todos os estudantes, sendo disciplinas cursadas a que mais se destacou. Finalmente, por se tratar de mobilidade acadêmica de licenciandos, sugere-se que os estágios sejam mais incentivados e realizados nos países de destino, com tempo hábil para o exercício da reflexão sobre essas experiências.

Biografia do Autor

Vanessa de Sales Marruche, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela FEUSP. Professora do Magistério Superior da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado

2024-10-14

Como Citar

Marruche, V. de S. (2024). MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DE LICENCIANDOS DA FEUSP: UMA DESCRIÇÃO REFERENTE AO PERÍODO DE 2015 A 2017. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 10(16), 56–88. https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8553