MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DE LICENCIANDOS DA FEUSP: UMA DESCRIÇÃO REFERENTE AO PERÍODO DE 2015 A 2017

Visualizações: 26

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8553

Mots-clés :

Internacionalização, Mobilidade Acadêmica, Formação Inicial de Professores

Résumé

Este trabalho é fruto de análises realizadas pelo Grupo de Estudos de Internacionalização da Comissão de Cooperação Nacional e Internacional da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (CCint-FEUSP), incentivadas e coordenadas pelo Prof. Dr. Valdir Heitor Barzotto, na gestão de 2014-2018. A proposta deste estudo de natureza qualitativa foi descrever a mobilidade internacional de 26 licenciandos da FEUSP, realizada no período de 2015 a 2017, a fim de descobrir o perfil desses estudantes e as atividades de que participaram. Como material, foram utilizados os relatórios produzidos por esses licenciandos. Em termo teóricos, embasou-se em obras que tratam da internacionalização da educação superior (Morosini, 2006; Morosini; Corte, 2018; Morosini; Corte; Guilherme, 2017), do estudo da mobilidade internacional de professores pré-serviço (Abraham; Von Brömssen, 2018; Cushner, 2007; Morley et al., 2019; Vatalaro; Szente; Levin, 2015) e da formação de professores, com foco nos estágios e nos saberes docentes (Pimenta; Lima, 2004; 2012; Tardif, 2014). Essa proposta se justifica, pois, para que se possa aumentar e/ou melhorar a mobilidade estudantil que vem ocorrendo na FEUSP, é necessário, antes, compreender como a internacionalização tem se dado nesse contexto de formação inicial de professores. Dentre os resultados, verificou-se que o perfil dos estudantes da mobilidade realizada nesse período foi de discentes do sexo feminino, com viagem realizada no segundo semestre do ano da viagem, com destino a países do Global Norte, principalmente da Europa. Ainda, no que tange às atividades realizadas, identificou-se 12 tipos, das quais nenhuma foi realizada por todos os estudantes, sendo disciplinas cursadas a que mais se destacou. Finalmente, por se tratar de mobilidade acadêmica de licenciandos, sugere-se que os estágios sejam mais incentivados e realizados nos países de destino, com tempo hábil para o exercício da reflexão sobre essas experiências.

Biographie de l'auteur

Vanessa de Sales Marruche, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela FEUSP. Professora do Magistério Superior da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas.

Références

ABRAHAM, Getahun Yacob; VON BRÖMSSEN, Kerstin. Internationalisation in teacher education: student teachers’ reflections on experiences from a field study in South Africa. Education Inquiry, Suécia, v. 9, n. 4, p. 347-362, 2018. Disponível em: https://shre.ink/rsZx. Acesso em: 21 fev. 2024.

ALTBACH, Philip G. Knowledge and education as international commodities: the collapse of the common good. Current Issues. Catholic Higher Education, USA, v. 22, may-june, 2002. Disponível em: https://shre.ink/rkSH. Acesso em: 21 fev. 2024.

BARTELL, Marvin. Internationalization of universities: a university culture-based framework. Higher Education, Manitoba, Winnipeg, 2003, p. 37-52. Disponível em: https://shre.ink/rkoP. Acesso em: 21 fev. 2024.

BRASILEIRO, Ada Magaly Matias. Como produzir textos acadêmicos e científicos. São Paulo: Contexto, 2021.

CUSHNER, Kenneth. The role of experience in the making of internationally-minded teachers. Teacher Education Quarterly, [s. l.],v. 34, n. 1, p. 27-39, winter 2007. Disponível em: https://shre.ink/rTgl. Acesso em: 21 fev. 2024.

COSTA, Ana Cristina M.; REIS, Isabel M.; NOGUEIRA, Nara Nília M. Ações de internacionalização no IFMG: passos iniciais e perspectivas. In: COELHO, Iandra M. W. (org.). A internacionalização da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica: fundamentos, ações e perspectivas. v. 1. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 2. reimpr. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2018. E-book. Edição do Kindle.

GREEN, Madeleine; ECKEL, Peter; BARBLAN, Andris. The brave new (and smaller) world of Higher Education: a transatlantic view. International Higher Education, USA, v. 29, Sep. 2002. Disponível em: https://shre.ink/rkoV. Acesso em: 21 fev. 2024.

ISHII, Ione; KRASILCHIK, Myriam; LEITE, Renan Cerqueira. Diversidade de alunos: o caso da USP. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 23, n. 54, p. 681-700, set./dez. 2014. Disponível em: https://shre.ink/rs3f. Acesso em: 21 fev. 2024.

KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: definition, approaches, and rationales. Journal of Studies in International Education, Sage Publications, v. 8, n. 1, spring 2004, p. 5-32. Disponível em: https://shre.ink/rkoK. Acesso em: 21 fev. 2024.

MARGINSON, Simon; RHOADES, Gary. Beyond national states, markets, and systems of higher education: a glonacal agency heuristic. Higher Education, Kluwer Academic Publishers, Printed in the Netherlands, v. 43, 2002. Disponível em: https://shre.ink/rko3. Acesso em: 21 fev. 2024.

MARRUCHE, Vanessa de Sales. Estágios curriculares supervisionados: aspectos positivos, dificuldades e melhorias na perspectiva de alunos-professores de inglês de uma Licenciatura no Amazonas (2017-2018). 2022. 317 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://shre.ink/Qhbb. Acesso em: 21 fev. 2024.

MENARD-WARWICK, Julia; PALMER, Deborah. Eight versions of the visit to La Barranca: Critical discourse analysis of a study-abroad narrative from Mexico. Teacher Education Quarterly, [s. l.] v. 39, n. 1, p. 121-139, 2012. Disponível em: https://shre.ink/rQ1t. Acesso em: 21 fev. 2024.

MORLEY, Alyssa; BRAUN, Alisha M. B.; ROHRER, Lodi; LAMB, David. Study abroad for Preservice Teachers: a critical literature review with considerations for research and practice. Global Education Review, New York, USA, v. 6 n. 3, p. 4-29, 2019. Disponível em: https://shre.ink/rsZd. Acesso em: 21 fev. 2024.

MOROSINI, Marília Costa. Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior – Conceitos e práticas. Educar, Curitiba, Editora UFPR. n. 28, p. 107-124, 2006. Disponível em: https://shre.ink/rkSP. Acesso em: 21 fev. 2024.

MOROSINI, Marília Costa; CORTE, Marilene Gabriel Dalla. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, v. 56, n. 47, p. 97-120, jan./mar., 2018. Disponível em: https://shre.ink/rkSY. Acesso em: 21 fev. 2024.

MOROSINI, Marília Costa; CORTE, Marilene Gabriel Dalla; GUILHERME, Alexandre. Internationalization of Higher Education: a perspective from the Great South. Creative Education, n. 8, p. 95-113, 2017. Disponível em: https://shre.ink/rkSJ. Acesso em: 21 fev. 2024.

NOGUEIRA, Nara Nília Marques. Dimensões “escondidas” da internacionalização do ensino superior. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Beo Horizonte, v. 18, n. 4, p. 951-982, out. 2018. Disponível em: https://shre.ink/Q4p4. Acesso em: 21 fev. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Lucena Maria Socorro. Estágio e docência. 2. ed. São

Paulo: Cortez, 2004.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Lucena Maria Socorro. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção docência em formação. Série saberes pedagógicos).

RAMÍREZ-CASTAÑEDA, Valeria. Disadvantages in preparing and publishing scientific papers caused by the dominance of the English language in science: The case of Colombian researchers in biological sciences. PLOS ONE, California, v. 15, n. 9, set. 2020. Disponível em: https://shre.ink/Q4ME. Acesso em: 21 fev. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

TEICHLER, Ulrich. The changing debate on internationalisation of higher education. Higher Education, Kluwer Academic Publishers, v. 48, 2004. p. 5-26. Disponível em: https://shre.ink/rkoA. Acesso em: 21 fev. 2024.

VATALARO, Angela; SZENTE, Judit; LEVIN, Judith. Transformative learning of pre-Service teachers during study abroad in Reggio Emilia, Italy: a case study. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, Indiana, USA, v. 15, n. 2, p. 42-55, abr. 2015. Disponível em: https://shre.ink/rsZa. Acesso em: 21 fev. 2024.

WIT, Hans de et al. The globalization of internationalization: emerging voices and perspectives. Internationalization in higher education series. Nova York: Routledge, 2017.

Téléchargements

Publiée

2024-10-14

Comment citer

Marruche, V. de S. (2024). MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DE LICENCIANDOS DA FEUSP: UMA DESCRIÇÃO REFERENTE AO PERÍODO DE 2015 A 2017. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 10(16), 56–88. https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.8553