As percepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem de trabalhadores indígenas em formação

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9021

Palavras-chave:

Docentes, Qualificação Profissional, Trabalhadores Indígenas

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo analisar as percepções dos/as docentes que atuaram em uma formação específica para Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento, os quais exercem suas funções em todos os Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEIs) do estado do Amazonas. Nesse sentido, analisamos os formulários de avaliação preenchidos pelos docentes ao final de cada módulo/etapa do curso e das turmas. A abordagem do estudo é qualitativa e buscou, pela análise documental, compreender os desafios e as limitações do trabalho docente, refletindo sobre aspectos do ensino e da aprendizagem. Diante disso, constatou-se que, para os docentes, a Educação Profissional em Saúde voltada aos trabalhadores indígenas possui diferentes complexidades, como a adaptação dos materiais didáticos e da transposição didática aos diferentes ritmos de aprendizagem, assim como a necessária interlocução com o Ethos e com as formas de ser, viver e agir dos trabalhadores. Constatou-se também que os docentes compreenderam a importância da formação em serviço para os trabalhadores indígenas e se reconheceram como docentes-mediadores nesse processo, que deve ser, indiscutivelmente, mais dialógico, inclusivo e justo.

 

Biografia do Autor

Salatiel da Rocha Gomes, Centro de Educação Tecnológica do Amazonas

Pós-doutorando em Educação (Universidade de Paso Fundo), Doutor em Sociedade e Cultura na Amazônia (UFAM), Analista Técnico Educacional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). 

Geycielle de Oliveira Batista, Secretaria Estadual de Saúde - SES/AM

Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Pós-graduação Enfermagem no Contexto Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (PPGENF-MP/UFAM). 

Liliane Costa de Oliveira, Secretaria Estadual de Educação do Amazonas - SEDUC/AM

Doutora em Sociedade e Cultura na Amazônia, Mestra em Sociologia, Cientista Social. Professora de Sociologia na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas. 

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Gomes, S. da R., Batista, G. . de O., & Oliveira, L. C. de. (2024). As percepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem de trabalhadores indígenas em formação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 8(17), 31–50. https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9021