As percepções dos docentes sobre a avaliação da aprendizagem de trabalhadores indígenas em formação
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https://doi.org/10.61389/rbecl.v8i17.9021Palavras-chave:
Docentes, Qualificação Profissional, Trabalhadores IndígenasResumo
Este artigo tem como principal objetivo analisar as percepções dos/as docentes que atuaram em uma formação específica para Agentes Indígenas de Saúde e Saneamento, os quais exercem suas funções em todos os Distritos Especiais de Saúde Indígena (DSEIs) do estado do Amazonas. Nesse sentido, analisamos os formulários de avaliação preenchidos pelos docentes ao final de cada módulo/etapa do curso e das turmas. A abordagem do estudo é qualitativa e buscou, pela análise documental, compreender os desafios e as limitações do trabalho docente, refletindo sobre aspectos do ensino e da aprendizagem. Diante disso, constatou-se que, para os docentes, a Educação Profissional em Saúde voltada aos trabalhadores indígenas possui diferentes complexidades, como a adaptação dos materiais didáticos e da transposição didática aos diferentes ritmos de aprendizagem, assim como a necessária interlocução com o Ethos e com as formas de ser, viver e agir dos trabalhadores. Constatou-se também que os docentes compreenderam a importância da formação em serviço para os trabalhadores indígenas e se reconheceram como docentes-mediadores nesse processo, que deve ser, indiscutivelmente, mais dialógico, inclusivo e justo.
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