TECENDO LAÇOS DE COOPERAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RODAS DE CONVERSA SOBRE COOPERAÇÃO ACADÊMICA SUL-SUL ENTRE ÁFRICA-BRASIL
Visualizações: 102DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.9070Palavras-chave:
Cooperação Sul-Sul, Rodas de Conversa, Brasil-ÁfricaResumo
Este artigo visa relatar uma experiência relacionada com as rodas de conversa sobre cooperação acadêmica entre Brasil e África (Angola e Moçambique), realizadas no período de 2020 a 2022. Inseridos no contexto da Cooperação Sul-Sul, esses encontros visaram fomentar o diálogo intercultural e fortalecer os laços colaborativos entre os países participantes, com o propósito de desenvolver conhecimentos mais equitativos e contextualizados. Por meio da análise documental das atas das rodas de conversa e da técnica de análise de conteúdo, foram identificados os temas discutidos, as oficinas realizadas, as mesas-redondas e os resultados alcançados. Ao todo, foram realizadas cinco (5) rodas de conversa, abordando questões relevantes como saúde, educação, cooperação internacional e epistemologias do Sul. Conclui-se que as Rodas de conversa se estabeleceram como espaços significativos para o intercâmbio intercultural e a construção de conhecimento colaborativo. Elas proporcionaram oportunidades para a capacitação e formação de estudantes, pesquisadores e professores, promoveram a pesquisa colaborativa em temas de interesse comum, fortaleceram as instituições de ensino superior e incentivaram a diversidade cultural e o intercâmbio de experiências entre estudantes e acadêmicos.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
MILANI, Carlos R. S. Aprendendo com a história: críticas à experiência da Cooperação Norte-Sul e atuais desafios à Cooperação Sul-Sul. Caderno CRH (UFBA), Salvador, v. 25, n. 65, p. 211-231, 2012.
MAWDSLEY, Emma. From Recipients to Donors, emerging powers and the changing development landscape. Londres: Zed Books, 2012 (seleção de caps.).
MUÑOZ, Enara Echart. A cooperação Sul-Sul do Brasil com a África. Caderno CRH, Salvador, v. 29, n. 76, p. 9-12, jan.-abr. 2016.
Nações Unidas. Página Inicial. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cooperacao-sul-sul. Acesso em: 28 jan. 2024.
PEZZATO, Luciane Maria; L'ABBATE, Solange. O uso de diários como ferramenta de intervenção da Análise Institucional: Potencializando reflexões no cotidiano da Saúde Bucal Coletiva. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 21, n. 4, p. 1297-1314, 2011. DOI: 10.1590/S0103-73312011000400008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).