TECENDO LAÇOS DE COOPERAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RODAS DE CONVERSA SOBRE COOPERAÇÃO ACADÊMICA SUL-SUL ENTRE ÁFRICA-BRASIL

Visualizações: 94

Autori

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.9070

Parole chiave:

Cooperação Sul-Sul, Rodas de Conversa, Brasil-África

Abstract

Este artigo visa relatar uma experiência relacionada com as rodas de conversa sobre cooperação acadêmica entre Brasil e África (Angola e Moçambique), realizadas no período de 2020 a 2022. Inseridos no contexto da Cooperação Sul-Sul, esses encontros visaram fomentar o diálogo intercultural e fortalecer os laços colaborativos entre os países participantes, com o propósito de desenvolver conhecimentos mais equitativos e contextualizados. Por meio da análise documental das atas das rodas de conversa e da técnica de análise de conteúdo, foram identificados os temas discutidos, as oficinas realizadas, as mesas-redondas e os resultados alcançados. Ao todo, foram realizadas cinco (5) rodas de conversa, abordando questões relevantes como saúde, educação, cooperação internacional e epistemologias do Sul. Conclui-se que as Rodas de conversa se estabeleceram como espaços significativos para o intercâmbio intercultural e a construção de conhecimento colaborativo. Elas proporcionaram oportunidades para a capacitação e formação de estudantes, pesquisadores e professores, promoveram a pesquisa colaborativa em temas de interesse comum, fortaleceram as instituições de ensino superior e incentivaram a diversidade cultural e o intercâmbio de experiências entre estudantes e acadêmicos.

Biografie autore

Sergio Francisco Tsembane, Universidade Save

Doutorando em Química pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL).

Danilo Seithi Kato, Universidade de São Paulo

Doutorando em Educação pela Universidade Júlio de Mesquista Filho (UNESP). Docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Riferimenti bibliografici

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MILANI, Carlos R. S. Aprendendo com a história: críticas à experiência da Cooperação Norte-Sul e atuais desafios à Cooperação Sul-Sul. Caderno CRH (UFBA), Salvador, v. 25, n. 65, p. 211-231, 2012.

MAWDSLEY, Emma. From Recipients to Donors, emerging powers and the changing development landscape. Londres: Zed Books, 2012 (seleção de caps.).

MUÑOZ, Enara Echart. A cooperação Sul-Sul do Brasil com a África. Caderno CRH, Salvador, v. 29, n. 76, p. 9-12, jan.-abr. 2016.

Nações Unidas. Página Inicial. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/cooperacao-sul-sul. Acesso em: 28 jan. 2024.

PEZZATO, Luciane Maria; L'ABBATE, Solange. O uso de diários como ferramenta de intervenção da Análise Institucional: Potencializando reflexões no cotidiano da Saúde Bucal Coletiva. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 21, n. 4, p. 1297-1314, 2011. DOI: 10.1590/S0103-73312011000400008.

##submission.downloads##

Pubblicato

2024-10-14

Come citare

Tsembane, S. F., & Kato, D. S. (2024). TECENDO LAÇOS DE COOPERAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS RODAS DE CONVERSA SOBRE COOPERAÇÃO ACADÊMICA SUL-SUL ENTRE ÁFRICA-BRASIL. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 10(16), 190–205. https://doi.org/10.61389/rbecl.v10i16.9070