POLÍTICAS EDUCACIONAIS:

direitos dos estudantes com altas habilidades ou superdotação

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Autores

  • Priscilla Basmage Lemos Drulis Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Graziela Jara
  • Nadia Bigarella

Palavras-chave:

Educação Especial. Políticas públicas. Altas Habilidades ou Superdotação.

Resumo

O artigo propõe analisar as políticas educacionais e a legislação que amparam os estudantes com Altas Habilidades ou Superdotação no âmbito da educação especial brasileira, como elemento central do debate do papel da escola na superação da lógica da exclusão. Com base na análise de fontes documentais foi possível perceber que o reconhecimento do direito à educação está associado com acesso garantido a todos os cidadãos à escola pública, gratuita e de qualidade, de responsabilidade do Estado em instituir o atendimento educacional especializado, com objetivo de identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade com vistas ao desenvolvimento da autonomia e independência dos estudantes, bem como a melhoria na oferta de formação para os professores quanto à temática das Altas Habilidades ou Superdotação.

Biografia do Autor

Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doutoranda em Educação pela UCDB, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). 

Graziela Jara

Doutoranda em Educação pela UCDB e mestre em Educação pela UCDB. 

Nadia Bigarella

Doutora e Pós-Doutora em Educação. Professora, ligada a linha de pesquisa Política, Gestão e História da Educação. É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Órgãos de Gestão dos Sistemas de Ensino (GEPESE) e da Rede Ibero – Americana de Pesquisa em Política e Gestão da Educação (REIPPGE)

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Publicado

2022-10-22

Como Citar

Basmage Lemos Drulis, P., Jara , G. ., & Bigarella , N. . (2022). POLÍTICAS EDUCACIONAIS: : direitos dos estudantes com altas habilidades ou superdotação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612223. Recuperado de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/7159