POLÍTICAS EDUCACIONAIS:

direitos dos estudantes com altas habilidades ou superdotação

Visualizações: 243

Authors

  • Priscilla Basmage Lemos Drulis Universidade Católica Dom Bosco - UCDB
  • Graziela Jara
  • Nadia Bigarella

Keywords:

Educação Especial. Políticas públicas. Altas Habilidades ou Superdotação.

Abstract

The article proposes to analyze the educational policies and legislation that support students with High Abilities or Giftedness in the scope of Brazilian special education, as a central element of the debate on the role of the school in overcoming the logic of exclusion. Based on the analysis of documentary sources, it was possible to perceive that the recognition of the right to education is associated with guaranteed access to all citizens to a public, free and quality school, which the State is responsible for instituting specialized educational service, with the objective of identifying , develop and organize pedagogical and accessibility resources with a view to developing students' autonomy and independence, as well as improving the training offer for teachers on the subject of High Abilities or Giftedness.

Author Biographies

Priscilla Basmage Lemos Drulis, Universidade Católica Dom Bosco - UCDB

Doctoral student in Education at UCDB, Master in Education at the State University of Mato Grosso do Sul (UEMS).

Graziela Jara

Doctoral student in Education at UCDB and Master in Education at UCDB.

Nadia Bigarella

Doctor and Post-Doctor in Education. Professor, linked to the research line Politics, Management and History of Education. He is the leader of the Research Group on Educational Policies and Education Systems Management Bodies (GEPESE) and of the Ibero-American Network for Research in Education Policy and Management (REIPPGE)

References

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Senado, 5 out. 1988. Não paginado.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 23 dez. 1996. Não paginado.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução nº 02 de 11 de setembro de 2001. Brasília: MEC/SEESP, 2002. Não paginado.

BRASIL. Decreto nº 6571 de 17 de setembro de 2008. Brasília: Jus Brasil. 2008. Não paginado.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF. 2008. Não paginado.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 04, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação especial. Brasília, DF: CNE / CEB, 05 out. 2009. Não paginado.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Brasília, DF. 2013b. Não paginado

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Institui o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências . Disponível: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 08 ago. 2022. Não paginado.

DRULIS, P. B. L. Condicionantes que incidem na compreensão de professores de escolas do ensino comum de campo grande sobre altas habilidades/superdotação. Dissertação (Mestrado). Educação. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.143 fls. 2021. Campo Grande: UEMS, 2021.

GONZÁLES, J. A. T. Educação e diversidade: bases didáticas e organizativas. Porto Alegre: Artmed, 2002

GUIMARÃES, Alexandre Sidnei. Educação Especial: do “atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência” à educação dos portadores de necessidades especiais. In: LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017

PÉREZ, S. P. B. Inclusão para superdotados. Ciência Hoje, São Paulo, v. 41, n. 245, p. 8-11, jan./fev. 2007. Disponível em: < http://cienciahoje.uol.com.br/revista-ch/revista-ch-2008/245> Acesso em: 10 nov. 2014

PÉREZ, S. G. P. B. & FREITAS, S. N. Estado do conhecimento na área de altas habilidades/superdotação no Brasil: uma análise das últimas décadas. Anais da 32a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Caxambu, 2009. 17 p. Disponível em: http://32reuniao.anped.org.br/arquivos/trabalhos/GT15-5514--Int.pdf Acesso em: 03 ago. 2022

PÉREZ, S. G. P. B.; FREITAS, S. N. Encaminhamentos pedagógicos com alunos com altas habilidades/ superdotação na educação básica: o cenário brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, n. 41, p. 109-124, jul./set., Curitiba: Editora UFPR, 2011.

PINTO, R. R. M. FLEITH, D. S. Percepção de professores sobre alunos superdotados. Estud. psicol. (Campinas) v.19 n..1 Campinas jan./abr. 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S0103-166X2002000100007 Acesso em: 01 fev. 2021

RECH, A. J. D.; FREITAS, S. N. Uma análise dos mitos que envolvem os alunos com altas habilidades: a realidade de uma escola de Santa Maria / RS. Revista Brasileira de Educação Especia, V. 11, n. 2, p. 295-314, 2005.

ROMANOWSKI, J. P. Formação e Profissionalização docente. Curitiba: Ibpex, 2007.

SAVIANI. D. Pedagogia Histórico-Crítica. 9. edição. Campinas: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao Novo Plano Nacional de Educação: por outra política educacional. 5. ed. São. Paulo: Autores Associados, 2004.

TREFFINGER, D. J.; RENZULLI, J. S. Giftedness as potential for creative productivity: Transcending IQ scores. Roeper Review, v. 8, n. 3, p. 150-154, 1986.

VIRGOLIM, A. M. R. Uma proposta para o desenvolvimento da criatividade na escola, segundo o modelo Renzulli. Trabalho apresentado na XXVIII Reunião Anual de Psicologia, Ribeirão Preto, SP. 1998.

Published

2022-10-22

How to Cite

Basmage Lemos Drulis, P., Jara , G. ., & Bigarella , N. . (2022). POLÍTICAS EDUCACIONAIS: : direitos dos estudantes com altas habilidades ou superdotação. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 6(12), e612223. Retrieved from https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/7159