TOURISM AND LEARNING

THE PANTANAL BIOPARK AS A SPACE FOR EXPERIENCES

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Authors

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7605

Keywords:

Pantanal Biopark, Tourism, Learning

Abstract

This article aims to demonstrate how the Pantanal Biopark, considered the largest freshwater aquarium in the world, is structured and how this structure can promote learning activities for its tourists through their visits to the space. As a theoretical assumption, we base our discussions on Brasil (1983), Duque et. al. (2021), Hughes (2004), Ignarra (1999), Pellegrini Filho (2001), Pires (2011) and Silva et. al. (2022). As used methodology, we used the qualitative approach to obtain a deeper understanding of the social, cultural and educational aspects related to the learning and tourism processes in the Biopark. Finally, we consider the importance of this space as a place for leisure and great exchanges, enabling access to information, knowledge and the regional culture of our state.

Author Biographies

Alan Silus, UEMS - UFMS

Alan Silus atua no Ensino Superior nas atividades de Docência e Gestão Institucional. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância - Teoria Histórico-Cultural/ GEPLEI-THC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas. É Avaliador Ad Hoc das condições de funcionamento de Cursos e Instituições de Ensino Superior do BASIs/ DAES/ INEP/ MEC. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando nas seguintes áreas: Alfabetização; Análise Dialógica do Discurso; Educação Superior (Presencial e EAD); Formação Docente; Leitura e Letramento(s); Língua Brasileira de Sinais; Literatura Brasileira; Literatura Regional; Memórias, Metamemórias e Memoriais; Mídias e Tecnologias Educacionais; Música Sul-Mato-Grossense e Semiótica da Cultura, tendo realizado diversas atividades, aulas, palestras e oficinas sobre os temas acima mencionados.

Guilherme Garcia Velasquez, UFPEL

Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (2016), possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (2009).Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp-Anhanguera (2021), graduação em Administração pela Universidade Paranaense (2006), Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paranaense (2004) e graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2002). Atualmente é professor associado do curso de Turismo do Centro de Ciências Sócio Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, com experiência na área de gestão de agências de turismo e transporte, hospitalidade, Teoria Geral dos Sistemas e planejamento e organização de empreendimentos e espaços turísticos. Avaliador do Sinaes-BASis, INEP (PORTARIA N 546, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2021).

References

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Published

2023-11-27

How to Cite

Silus, A., & Garcia Velasquez, G. (2023). TOURISM AND LEARNING: THE PANTANAL BIOPARK AS A SPACE FOR EXPERIENCES. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 7(13), e713234. https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7605