TURISMO E APRENDIZAGEM:
o bioparque pantanal como espaço de experiências
Visualizações: 245DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7605Parole chiave:
Bioparque Pantanal, Turismo, AprendizagemAbstract
O presente artigo tem por objetivo demonstrar como o Bioparque Pantanal, considerado o maior aquário de água doce do mundo está estruturado e, como essa estrutura pode promover ações de aprendizagem aos seus turistas por meio de suas visitações ao espaço. Como pressuposto teórico, fundamentamos nossas discussões em Brasil (1983), Duque et. al. (2021), Hughes (2004), Ignarra (1999), Pellegrini Filho (2001), Pires (2011) e Silva et. al. (2022). Como metodologia usada, utilizamos a abordagem qualitativa para obter uma compreensão mais profunda dos aspectos sociais, culturais e educacionais relacionados aos processos de aprendizagem e turismo no Bioparque. Por fim, consideramos a importância deste espaço como um local de lazer e grandes trocas, possibilitando o acesso à informação, ao conhecimento e a cultura regional do nosso estado.
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Lei n. 7.173, de 14 de dezembro de 1983. Dispõe sobre o estabelecimento e funcionamento de jardins zoológicos, e dá outras providências. Brasília (DF): Casa Civil, 1983. Disponível em: < https://bit.ly/3M3T6YR>. Acesso: mai-2022.
DUQUE, Fernanda G. et. al. Zoológicos e Aquários: sua importância contemporânea. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 16, n. 5, p. 08-26, 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3LP8uam>. Acesso: mai-2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11711
HUGHES, Howard. Artes, Entretenimento e Turismo. Trad. Mariana A. Carvalho. São Paulo: Roca, 2004.
IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira, 1999.
PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, Cultura e Turismo. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Turismo).
PIRES, Luiz Antonio S. A História dos Zoológicos no Brasil. Revista Coletiva. Campinas, n. 4, On-line, abr-jun, 2011. Disponível em: < https://bit.ly/3nDM0B0>. Acesso: mai-2022.
SILVA, Lucas R. et. al. Aquários de Visitação Pública como Ferramenta de Conservação de Espécies. 2022. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/41cnIMc>. Acesso: mai-2022
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).