TURISMO Y APRENDIZAJE
EL BIOPARQUE DEL PANTANAL COMO ESPACIO DE EXPERIENCIAS
Visualizações: 245DOI:
https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7605Palabras clave:
Bioparque Pantanal, Turismo, AprendizajeResumen
Este artículo tiene como objetivo demostrar cómo está estructurado el Bioparque Pantanal, considerado el acuario de agua dulce más grande del mundo, y cómo esta estructura puede promover actividades de aprendizaje para sus turistas a través de sus visitas al espacio. Como supuesto teórico, basamos nuestras discusiones en Brasil (1983), Duque et. Alabama. (2021), Hughes (2004), Ignarra (1999), Pellegrini Filho (2001), Pires (2011) y Silva et. Alabama. (2022). Como metodología empleada se utilizó el enfoque cualitativo para obtener una comprensión más profunda de los aspectos sociales, culturales y educativos relacionados con los procesos de aprendizaje y turismo en el Bioparque. Finalmente, consideramos la importancia de este espacio como lugar de esparcimiento y de grandes intercambios, posibilitando el acceso a la información, el conocimiento y la cultura regional de nuestro estado.
Citas
BRASIL. Lei n. 7.173, de 14 de dezembro de 1983. Dispõe sobre o estabelecimento e funcionamento de jardins zoológicos, e dá outras providências. Brasília (DF): Casa Civil, 1983. Disponível em: < https://bit.ly/3M3T6YR>. Acesso: mai-2022.
DUQUE, Fernanda G. et. al. Zoológicos e Aquários: sua importância contemporânea. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 16, n. 5, p. 08-26, 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3LP8uam>. Acesso: mai-2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11711
HUGHES, Howard. Artes, Entretenimento e Turismo. Trad. Mariana A. Carvalho. São Paulo: Roca, 2004.
IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira, 1999.
PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, Cultura e Turismo. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Turismo).
PIRES, Luiz Antonio S. A História dos Zoológicos no Brasil. Revista Coletiva. Campinas, n. 4, On-line, abr-jun, 2011. Disponível em: < https://bit.ly/3nDM0B0>. Acesso: mai-2022.
SILVA, Lucas R. et. al. Aquários de Visitação Pública como Ferramenta de Conservação de Espécies. 2022. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/41cnIMc>. Acesso: mai-2022
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).