TURISMO Y APRENDIZAJE

EL BIOPARQUE DEL PANTANAL COMO ESPACIO DE EXPERIENCIAS

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Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7605

Palabras clave:

Bioparque Pantanal, Turismo, Aprendizaje

Resumen

Este artículo tiene como objetivo demostrar cómo está estructurado el Bioparque Pantanal, considerado el acuario de agua dulce más grande del mundo, y cómo esta estructura puede promover actividades de aprendizaje para sus turistas a través de sus visitas al espacio. Como supuesto teórico, basamos nuestras discusiones en Brasil (1983), Duque et. Alabama. (2021), Hughes (2004), Ignarra (1999), Pellegrini Filho (2001), Pires (2011) y Silva et. Alabama. (2022). Como metodología empleada se utilizó el enfoque cualitativo para obtener una comprensión más profunda de los aspectos sociales, culturales y educativos relacionados con los procesos de aprendizaje y turismo en el Bioparque. Finalmente, consideramos la importancia de este espacio como lugar de esparcimiento y de grandes intercambios, posibilitando el acceso a la información, el conocimiento y la cultura regional de nuestro estado.

Biografía del autor/a

Alan Silus, UEMS - UFMS

Alan Silus atua no Ensino Superior nas atividades de Docência e Gestão Institucional. Vice-Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem, Educação e Infância - Teoria Histórico-Cultural/ GEPLEI-THC da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Três Lagoas. É Avaliador Ad Hoc das condições de funcionamento de Cursos e Instituições de Ensino Superior do BASIs/ DAES/ INEP/ MEC. Tem experiência na área de Letras e Educação, atuando nas seguintes áreas: Alfabetização; Análise Dialógica do Discurso; Educação Superior (Presencial e EAD); Formação Docente; Leitura e Letramento(s); Língua Brasileira de Sinais; Literatura Brasileira; Literatura Regional; Memórias, Metamemórias e Memoriais; Mídias e Tecnologias Educacionais; Música Sul-Mato-Grossense e Semiótica da Cultura, tendo realizado diversas atividades, aulas, palestras e oficinas sobre os temas acima mencionados.

Guilherme Garcia Velasquez, UFPEL

Doutor em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí-UNIVALI (2016), possui mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista-UNESP (2009).Possui Graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Uniderp-Anhanguera (2021), graduação em Administração pela Universidade Paranaense (2006), Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Universidade Paranaense (2004) e graduação em Turismo e Hotelaria pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR (2002). Atualmente é professor associado do curso de Turismo do Centro de Ciências Sócio Organizacionais da Universidade Federal de Pelotas, UFPEL, com experiência na área de gestão de agências de turismo e transporte, hospitalidade, Teoria Geral dos Sistemas e planejamento e organização de empreendimentos e espaços turísticos. Avaliador do Sinaes-BASis, INEP (PORTARIA N 546, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2021).

Citas

BRASIL. Lei n. 7.173, de 14 de dezembro de 1983. Dispõe sobre o estabelecimento e funcionamento de jardins zoológicos, e dá outras providências. Brasília (DF): Casa Civil, 1983. Disponível em: < https://bit.ly/3M3T6YR>. Acesso: mai-2022.

DUQUE, Fernanda G. et. al. Zoológicos e Aquários: sua importância contemporânea. Revista Brasileira de Educação Ambiental. São Paulo, v. 16, n. 5, p. 08-26, 2021. Disponível em: < https://bit.ly/3LP8uam>. Acesso: mai-2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11711

HUGHES, Howard. Artes, Entretenimento e Turismo. Trad. Mariana A. Carvalho. São Paulo: Roca, 2004.

IGNARRA, Luiz Renato. Fundamentos do Turismo. São Paulo: Pioneira, 1999.

PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, Cultura e Turismo. 6. ed. Campinas: Papirus, 2001. (Coleção Turismo).

PIRES, Luiz Antonio S. A História dos Zoológicos no Brasil. Revista Coletiva. Campinas, n. 4, On-line, abr-jun, 2011. Disponível em: < https://bit.ly/3nDM0B0>. Acesso: mai-2022.

SILVA, Lucas R. et. al. Aquários de Visitação Pública como Ferramenta de Conservação de Espécies. 2022. On-line. Disponível em: <https://bit.ly/41cnIMc>. Acesso: mai-2022

Publicado

2023-11-27

Cómo citar

Silus, A., & Garcia Velasquez, G. (2023). TURISMO Y APRENDIZAJE: EL BIOPARQUE DEL PANTANAL COMO ESPACIO DE EXPERIENCIAS. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 7(13), e713234. https://doi.org/10.61389/rbecl.v7i13.7605