MONA NÃO DAH TRUQUE, NÃO SEJA PÃO COM OVO; VAMOS NÓS AQUENDAR NA TECNOLOGIA
Visualizações: 521Palabras clave:
Tecnologia. Escola. Identidade de Gênero.Resumen
A proposta deste artigo é mostrar os meios digitais que o estudante tem usado para se comunicar com os seus pares. Busca compreender essa linguagem e levar para a sala de aula de forma interdisciplinar onde todos possam contribuir para uma formação híbrida na escola. Aqui apresentamos de forma descontraída o Bajuba, uma linguagem muito comum usada por estudantes seja ele Cis ou não binário. O uso desta linguagem está sendo muito comum nos blogs, nos quais há grande identificação de estudantes. Quanto ao acesso à informação online, há falta de conhecimento de professores para lidar com essa tecnologia. A partir dessas constatações, este artigo abordará potencialidades do uso do blog com a linguagem dos jovens para além da atividade em sala de aula.
Citas
BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Formação de professores em tempos de WEB 2.0. In: FREITAS, Maria Tereza de Assunção (Org.). Escola, Tecnologias Digitais e Cinema. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.
ESTEBAN, Maria Teresa, Fetzner, Andréa Rosana, A redução da escola: a avaliação externa e o aprisionamento curricular. Educar em Revista [en linea] 2015, [Fecha de consulta: 27 de febrero de 2018] Disponible en:<http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=155042190006> ISSN 0104-4060
FREITAS, Adriano Vargas e LEITE, Ligia Silva. Com giz e Laptop: concepção a integração e políticas publicam de informática. Rio de Janeiro; Wak Editora, 2011.
HALL, Stuart. Identidade culturais na pós - modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1997.
SKLIAR,Carlos. Pedagogia (Improvável) da diferença: se o outro não estivesse aí ?; Tradução LESSA Giane. Rio de Janeiro, DP&A, 2003.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, Sexualidade e educação. Petrópolis: Vozes, 1997.
MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. A recente produção cientifica sobre currículo e multiculturalismo no Brasil (1995-2000): avanços, desafios e tensões. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 18, p. 65-81, set./out./nov./dez. 2001.
SILVA, Tomaz Tadeu. Currículo e identidade social: territórios contestados. In. SILVA, Tomaz Tadeu. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. (190-207)
LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth. Quem defende os PCN para o Ensino Médio?. In (Orgs) LOPES, Alice Casimiro e MACEDO, Elizabeth. Políticas de currículo em múltiplos contextos. São Paulo: Cortez, 2006. – Série cultura, memória e currículo, v. 7, p. 126 – 158.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E EXCLUSIVIDADE E CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Declaro que o presente artigo é original e não foi submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou na íntegra. Declaro, ainda, que após publicado pela REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, ele jamais será submetido a outro periódico. Também tenho ciência que a submissão dos originais à (REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM implica transferência dos direitos autorais da publicação digital. A não observância desse compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (nº 9610, de 19/02/98).