ADAPTAÇÃO CURRICULAR: um estudo de caso sobre a incorporação desse procedimento no ensino fundamental

Visualizações: 1010

Autores/as

Palabras clave:

Adaptação, Currículo, Formação

Resumen

Este artigo tem o objetivo de discutir a adaptação curricular como um dos direitos de aprendizagem de estudantes com deficiência. A metodologia utilizada é o estudo de caso, com foco na experiência pedagógica de professores de Matemática, História e Ciências que lecionam para estudantes com deficiência no Ensino Fundamental II. Como instrumental de coleta de dados analisamos os resultados obtidos através de um questionário estruturado, composto por questões relacionadas à formação inicial e continuada, os desafios observados por esse professores para adaptar o currículo e as estratégias construídas por eles para garantir o ensino dos conteúdos em suas respectivas disciplinas. A investigação demonstrou que a formação inicial é deficitária no que se refere ao debate da inclusão, e que esses profissionais se sentem desamparados na elaboração dos seus planejamentos de forma que atenda a todos, principalmente no que tange aos alunos com deficiência.

Biografía del autor/a

Thais Regina de Freitas Salgado

Especialista em Educação Especial na Área de Transtorno Global do Desenvolvimento pela UNESP. Professora da rede municipal de ensino de São Paulo, exercendo a função de Professora de Atendimento Educacional Especializado (PAEE). Atuo na área docente com experiência na promoção de aprendizagens que favoreçam a inclusão dos alunos no mundo da cultura, ciência, novas tecnologias, colaborando na implementação de projetos pedagógicos na unidade escolar em que atua.

Citas

ANDRÉ, M. (2010). Formação de Professores: a Constituição de um Campo de Estudos. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075 , acesso em 01set.2020

¬¬¬BRASIL. Lei nº 12796, de 04 de abril de 2013. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 24 dez.1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm, Acesso em: 30 de agosto 2020.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Diário Oficial da União, Brasília: MEC/SEESP, 2008a.

BRASIL. CNE. Resolução CNE/CP 1/2002. Brasília, 9 de abril de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf, Acesso em: 09 de novembro 2020.

COLLI, Fernando. et. al. Começando uma travessia pela ponte. In: estilos da clínica: revista sobre a infância. São Paulo, 1997.

MADUREIRA, Isabel Pizarro; LEITE, Teresa Santos. Necessidades Educativas Especiais. Lisboa: Universidade Aberta, 2003.

VILARONGA, C.A.R; MENDES, E. G.. Ensino colaborativo para o apoio à inclusão escolar: práticas colaborativas entre os professores. Rev. bras. Estud. pedagog. (online), Brasília, v. 95, n. 239, p. 139-151, jan./abr. 2014. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v95n239/a08v95n239.pdf. Acesso em 30.ago.2020

ZERBATO, A.P.; MENDES, E. G.. Desenho universal para a aprendizagem como estratégia de inclusão escolar. Educação Unisinos 22(2):147-155, abril-junho 2018 Unisinos. Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/view/edu.2018.222.04/60746207. Acesso em 30.ago.2020

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Salgado, T. R. de F. (2020). ADAPTAÇÃO CURRICULAR: um estudo de caso sobre a incorporação desse procedimento no ensino fundamental. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO, CULTURA E LINGUAGEM, 4(7), 39–53. Recuperado a partir de https://periodicosonline.uems.br/index.php/educacaoculturalinguagem/article/view/5646